Meio atrasado pra essa postagem, mas aqui está ela. O ato realizado no dia 26 de Janeiro de 2011 contra o aumento das passagens. Depois de marcar reuniões, desmarcar e remarcar, os estudantes decidiram ‘radicalizar’, invadido a Prefeitura de João Pessoa, no Centro.
A Prefeitura ficou sem expediente no dia, já sabendo que haveria um ato lá, mas mesmo assim os manifestantes revoltados com o aumento acima da inflação conseguiram invadir a Prefeitura, e só saíram de lá depois que o prefeito Luciano Agra (PSB/PB) decidiu atendê-los, realizando então uma reunião no Centro Administrativo, no bairro de Água Fria, também na capital paraibana.
A cada dia de manifestação, o ato parece crescer em quantidade de pessoas participando… e olhe que é férias. E no dia desse ato, superou as expectativas, ficando uma quantidade considerável dentro da Prefeitura fazendo barulho e chamando a atenção, e uma parte de pessoas que chegaram atrasadas para o ato, e foi acumulando do lado de fora, possibilitando assim que ficasse metade dentro do prédio e outra metade na rua fazendo roadblock (trancaço):
“Comissão de frente” da manifestação |
Aglomeração de pessoas do lado de fora fechando a Avenida Guedes Pereira |
E o grupo que conseguiu entrar na Prefeitura… |
Com portas fechadas, o grupo ficou dentro pressionando e o outro do lado de fora com faixas e cartazes acusando o prefeito de ser ‘fujão’, por ter desmarcado mais de 2 reuniões desde o dia 29 de Dezembro ainda de 2010.
Portas fechadas com cartazes colados pelos manifestantes |
Faixa colocada por manifestantes na frente do prédio da Prefeitura de João Pessoa |
Novamente… |
Não me perguntem como, até porque eu não faço ideia, mas havia comida dentro da Prefeitura, e muitos dos que estavam dentro estavam se servindo. Não sei se eles mesmo levaram, ou se a prefeitura deu os alimentos, que é algo que não acredito muito (risos):
♪♫ Meu lanchinho, meu lanchinho… ♪♫ |
O ato terminou com uma conquista depois de muita pressão: o prefeito atender os manifestantes pra uma reunião. Os manifestantes apresentaram ao prefeito e sua comisão uma lista com cerca de 15 exigências, das quais cerca de 5 foram atendidas, como auditoria pública com as contas das empresas, instalação de mais 5 postos de recarga da AETC (sendo um no T.I. Varadouro), etc. A principal, que é a revogação do aumento, ainda não foi atendida, e, pelo visto, só será atendida depois que voltar as aulas dos estudantes de colégios estaduais e municipais.
Momento de panfletagem do lado de fora |
Já anoitecendo, perto do final do ato |
Terminando o ato já de noite, o grupo se dirigiu como sempre ao T.I. Varadouro, onde se dispersam e voltam cada um para suas casas.
__________
Aqui termino mais uma postagem, espero que todos tenham gostado.
Até a próxima postagem, amigos visitantes, obrigado pela sua visita, até mais!
contato? dica? sugestão? crítica? Clique aqui e veja como nos contatar.
________________________________
Participem da comunidade no Orkut que leva a busologia paraibana em primeiro lugar
CLIQUE AQUI E PARTICIPE JÁ!