No município de Bananeiras, conheçam “A Baleia”

Fonte: PBT – Paraíba Bus Team ® WordPress Matéria / Texto: Peterson Alves Com fotos de: Henrique Matheus Araújo Carinhosamente apelidado de Baleia, o Metropolitano Urbano (foto ao lado) é ...
Fonte: PBT – Paraíba Bus Team ® WordPress
Matéria / Texto: Peterson Alves
Com fotos de: Henrique Matheus Araújo
a+baleia+ufpb+metropolitana+urbano+onibus+antigo+%25281%2529
Carinhosamente apelidado de Baleia, o Metropolitano Urbano (foto ao lado) é patrimônio da UFPB, principalmente do Campus da cidade de Bananeiras. É tanta admiração pelo veículo, que criou-se até um bloco carnavalesco em sua homenagem. Descobrimos a Baleia através de uma foto vista na internet do mesmo, logo planejamos a nossa viagem em sua busca. Vejam aqui essa matéria completa na íntegra e conheçam a Baleia da UFPB, um clássico ônibus da década de 60 mantido até hoje pela UFPB em Bananeiras!

a+baleia+ufpb+metropolitana+urbano+onibus+antigo+%25283%2529
Interior da “Baleia”,  o Metropolitana Urbano M-Benz LP-321 da UFPB
Conseguimos autorização para entrar na Universidade, onde conversamos com a Sr. Terezinha (Diretora do Campus) sobre a atual situação do veículo. Ela nos informou que foi feita uma reunião a respeito, discutindo o futuro do veículo. O conselho chegou a uma decisão que não seria reformar o veículo, mas sim restaurar o mesmo, mantendo assim suas características originais. A diretora até pediu a ajuda do nosso grupo, pois como moramos na cidade em que o veículo será reformado, fica bem mais fácil encontrar um local apropriado, que tenha um profissionalismo na área.
Faremos o possível para ver a baleia com um aspecto mais renovado, assim como era na década de 60. Um fator chave é que a mecânica do veículo está impecável, o seu motor foi feito novamente e como dizem os motoristas da universidade “é o melhor carro que temos aqui”. E olha que o Campus tem até um Comil Campione 3.65 2011. E a busca por raridades segue a todo vapor, já temos um outro destino e pegamos estrada para lá muito em breve.
Fica aqui meus agradecimentos a todo o pessoal do Campus de Bananeiras da Universidade Federal da Paraíba que tornou possível o registro fotográfico deste veículo que é patrimônio da UFPB, e patrimônio histórico do transporte.
a+baleia+ufpb+metropolitana+urbano+onibus+antigo+%25282%2529
Frente do Metropolitana. Detalhe para o capô “caixão” que cobre o motor LP-321 da Mercedes-Benz

a+baleia+ufpb+metropolitana+urbano+onibus+antigo+%25284%2529
“A Baleia” vista de trás

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.