STTrans inicia extensão de ciclovias e ciclofaixas em Nova Mangabeira

Fonte: Prefeitura de João Pessoa A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) de João Pessoa iniciou a execução do plano de extensão da rede cicloviária da Capital pelo bairro Nova ...
Fonte: Prefeitura de João Pessoa
19 2A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) de João Pessoa iniciou a execução do plano de extensão da rede cicloviária da Capital pelo bairro Nova Mangabeira, na Zona Sul. As equipes da Divisão de Sistema Viário (DSV) da Autarquia começaram a demarcação das vias. Nesta etapa, serão 1.805 metros de ciclofaixa nas ruas Manoel Furtado Lacerda e Sibipiruna. Este trecho vai fazer o mesmo percurso do transporte coletivo (parte asfaltada) até chegar ao Valentina Figueiredo, onde também vai haver extensão da ciclofaixa, integrando-se à já existente no trecho do Cuiá. No loteamento Nova Mangabeira, Valentina e Água Fria serão 10 km de ciclovias. Vejam mais informações sobre as novas ciclovias e ciclofaixas em JP!

A STTrans vai estender e integrar a malha cicloviária ao sistema de transporte coletivo da Capital. A meta está contida no Plano de Mobilidade Urbana da PMJP, o que vai beneficiar uma parcela significativa da população, desde trabalhadores e estudantes até aqueles que utilizam a bicicleta para a prática de exercícios, esporte e lazer.
O superintendente da STTrans, Nilton Pereira, informou que quando esta etapa estiver concluída, irá se somar aos 25 quilômetros que hoje estão disponíveis em João Pessoa localizados na Avenida Tancredo Neves, Cuiá/Valentina (rua Adalgisa C. Cavalcante até interseção com a Rua Radialista Newton Júnior), Altiplano (Av. João Cirilo da Silva, trecho entre as ruas Ricardo Albuquerque Campos até Iracema Guedes Lins), Hilton Souto Maior e orla (Retão de Manaíra, Av. Cabo Branco e Av. Almirante Tamandaré, trecho da Praça de Iemanjá até o Hotel Tambaú).
4462969358 d64aa9f1e6Por serem exclusivas para circulação de bicicletas, as ciclovias e ciclofaixas garantem segurança aos que usam as bicicletas para suas atividades diárias. Assim que todo o projeto de expansão da malha cicloviária estiver executado, 118 quilômetros estarão à disposição da população, passando pelos principais corredores de João Pessoa. Avenidas como Epitácio Pessoa, Beira Rio e Cruz das Armas, por exemplo, serão dotadas de malha cicloviária integrada ao sistema de transporte coletivo da Capital. “As ciclovias irão motivar muitas pessoas a usar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho e a escola, proporcionando mais qualidade de vida com a redução dos carros em circulação”, disse Nilton Pereira, superintendente da STTrans.
Nova sinalização beneficiará 29 ruas – A STTrans também intensificou a implantação  de 18 km de pintura viária em diversos bairros da Capital. De acordo com a programação, atualmente estão sendo executados serviços no loteamento Nova Mangabeira, seguido pelo Paratibe, Mussumagro, Valentina, Geisel, Água Fria e Oitizeiro.
As vias serão beneficiadas com sinalização horizontal, entre pinturas de faixas de pedestres, linhas de eixo (linha que divide a via), e de bordo, pintura de zebrado, tachões, linhas de canalização, pintura de ciclovia, além da sinalização vertical (placas indicativas de vias preferenciais, de alinhamento, placas com legendas de ‘Pare’ e ‘Bicicletas’). Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o objetivo da sinalização horizontal, que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas pintadas sobre o pavimento das vias, é organizar o fluxo de veículos e a melhor visualização dos condutores, ciclistas e pedestres.
Nas vias serão pintadas 25 faixas de pedestres, proporcionando mais segurança para as pessoas na travessia que tem um fluxo considerável de veículos. O material usado para a execução do serviço é do tipo Acrílica Mecânica, com cor amarela, branca e vermelha nas dimensões especificadas pelo Manual de Sinalização de Trânsito (vol. IV), conforme exigência em norma. O chefe da Assessoria de Planejamento, Marco Monteiro, explicou que a previsão para a conclusão do serviço é de 15 a 20 dias. “Esperamos terminar o serviço o mais rápido possível para melhorar o ordenamento do fluxo de veículos, proporcionando um trânsito mais seguro para a população”, disse o chefe do planejamento.
Vias beneficiadas:

Rua Manuel Furtado Lacerda – Nova Mangabeira
Rua Severino Dias de Oliveira – Nova Mangabeira
Avenida Maria Inês C. de Oliveira – Nova Mangabeira
Rua Sibipiruna – Nova Mangabeira
Avenida Oscar Lopes Machado – Paratibe
Rua Comendador Félix Cahino – Paratibe
Rua Poeta Humberto Maul – Paratibe
Rua Telegrafista Chateaubriand B. Filho – Paratibe
19082011202921Rua dos Limoeiros – Mussumagro
Rua das Oliveiras – Mussumagro
Rua Arcoverde – Mussumagro
Rua do Cedro – Mussumagro
Rua Maria Ana Nunes – Mussumagro.
Avenida Flodoaldo Peixoto – Valentina
Rua Mariângela Lucena Peixoto – Valentina
Rua Avelina dos Santos – Valentina
Rua Emilia de Mendonça Gomes – Valentina
Rua Aberlado Targino da Fonseca – Geisel
Rua Rita Carneiro Diniz – Geisel
Rua Vicente Cozza – Geisel
Rua Durval de Albuquerque – Geisel
Rua Tabelião José Souto Lima – Geisel
Avenida Adalgisa Carneiro Cavalcante – Água Fria
Avenida Mauricio Furtado – Oitizeiro
Praça Lauro Wanderley – Oitizeiro
Rua Barechal Ernani – Oitizeiro
Rua São Benedito – Oitizeiro
Rua Manuel Luiz de Lima – Oitizeiro
Rua Santa Tereza – Oitizeiro.
Conceitos e definições: 

Ciclovia – Pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum;
Ciclofaixa – Parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.