Fonte: Portal WebTranspo
Matéria / Texto: Redação WebTranspo

“Seguindo sua vocação de empresa inovadora, a Iveco está na vanguarda da popularização dos combustíveis alternativos, como esses ônibus híbridos comprovam”, destacou Franco Miniero, vice-presidente da divisão de ônibus da empresa. “Os veículos híbridos diesel-elétricos da Irisbus Iveco são de 25 a 35% mais eficientes e menos poluentes que um coletivo diesel normal”.
A tecnologia proporciona uma menor cilindrada dos motores a diesel tradicionais para este tamanho de veículos e também dispensa o uso de propulsores de arranque, alternador e correias. Isso é possível graças à utilização de energia elétrica para a partida quando o ônibus está imóvel, a propulsão fóssil somente é acionada quando ele já está em andamento. Para recarregar a bateria, a energia dispersada nas frenagens é acumulada e reutilizada no momento da aceleração.
“Os resultados ambientais são significativos”, informa Miniero. Estes veículos híbridos chegam a poupar meio quilo de CO2 emitido por quilômetro. Levando-se em conta que um ônibus urbano percorre, em média, 50 mil quilômetros por ano, há uma redução de 25 toneladas de CO2 jogados à atmosfera neste período. Os motoristas também elogiam a tecnologia e afirmam que proporciona mais conforto aos passageiros, uma vez que a retomada do trem de força é mais suave.