Ônibus opcionais são trocados por veículos convencionais para melhor atender aos usuários

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa   A partir deste sábado (21), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) substituirá os ônibus opcionais (micro-ônibus) por veículos ...
Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa
unitrans+ciferal+marcopolo+novos+onibus+02+de+abril+de+2012+%25287%2529
A partir deste sábado (21), a Superintendência Executiva de
Mobilidade Urbana (Semob) substituirá os ônibus opcionais (micro-ônibus) por veículos convencionais. As trocas vão ocorrer nas linhas 500-Tambaú (Transnacional), 600-Bessa Shopping (Reunidas) e A600 Manaíra Shopping (Reunidas). Saem de circulação sete veículos de menor porte e entram ônibus convencionais, com maior número de lugares. O objetivo da mudança é beneficiar passageiros dessas linhas com veículos maiores e adaptados aos portadores de necessidades
especiais. Com essa substituição, os moradores do Bessa, Tambaú e Manaíra passam a ter mais segurança, conforto e rapidez nas viagens. Além disso, o usuário adquire os mesmos direitos daqueles que utilizam os ônibus convencionais. É que no opcional o usuário pagava à mesma tarifa do convencional, mas não tinha direito aos benefícios como gratuidade aos idosos, veículos com equipamentos para portadores de necessidades especiais e acesso ao Terminal de Integração do Varadouro.
Mudanças – As linhas 600 e A600 deverão utilizar a plataforma da linha 601- Bessa, e a 500 a plataforma da linha
510-Tambaú no Terminal de Integração. Os horários dos ônibus nessas linhas foram estendidos até às 21h30. Os veículos opcionais tinham em média 30 assentos, enquanto os convencionais chegam a 54.
Apenas um veículo opcional vai continuar rodando. É o da linha 506 (Mandacaruense) que atende a Comunidade Porto de João Tota (Mandacaru). Nessa área, como as ruas são estreitas, não há tráfego para veículo longo.
unitrans+ciferal+marcopolo+novos+onibus+02+de+abril+de+2012+%252810%2529

Itinerário – O chefe da Divisão do Transporte, Francisco Alcântara, afirmou que os coletivos continuam com o mesmo itinerário. “O que vai mudar é a configuração dos ônibus de opcional para convencionais, com isso, a população só tem a ganhar adquirindo os direitos de gratuidade aos idosos, deficientes, passe estudantil e acesso ao terminal do Varadouro,” explicou.
Micro-ônibus – Com a reestruturação do sistema de transporte público, está prevista a criação de um novo modelo de transporte opcional, baseado na real necessidade dos usuários, tendo em vista que este serviço, pela sua própria característica, estará disponível apenas onde a pesquisa de deslocamento detectar a sua viabilidade.
Atualmente o sistema de transporte de João Pessoa possui 538 ônibus cadastrados, 456 em operação e 196 eficientes. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800-281-1518; 3218-9330 e 3218-9336, da Central de Informações e Reclamações (Cerin) da Semob.