Condor – A lendária carroceria de duralumínio

Fonte: Inbus Transport Adaptação: JC Barboza A nossa Condor inicialmente foi originada ao nome da carroceria urbana da Ciferal Paulista (subsidiária da Ciferal Rio) que produziu no biênio 1978/1979. ...
Fonte: Inbus Transport
Adaptação: JC Barboza
VIAO REDENTOR ANOS 80

A nossa Condor inicialmente foi originada ao nome da carroceria urbana da Ciferal Paulista (subsidiária da Ciferal Rio) que produziu no biênio 1978/1979. Ao todo foram 552 modelos Condor na versão urbana e apenas uma carroceria rodoviária. A partir de meados de 1979 (com a separação da matriz carioca), a Ciferal Paulista passa a se chamar Condor. Na foto ao lado, um Condor Urbano da Viação Redentor do Rio de Janeiro, carro 47539. Nessa matéria da Revista Inbus Transport iremos conferir a história da extinta fabricante de carrocerias Condor, não deixem de conferir!

Ao todo foram comercializadas 5520 unidades produzidas no bairro do limão, em SP, sendo ainda construídas 35 carrocerias rodoviárias (denominadas anhanguera) e apenas dois articulados em 1983. Com a forte missão de substituir a antiga patente da gigante encarroçadora do Rio, a Condor fez muito sucesso, principalmente pelas empresas de transporte coletivo nas principais cidades do sudeste, até mesmo fazendo concorrência na cidade maravilhosa.

gramense+eliziar+maciel+soares
Condor Anhanguera
CDO RJ RJ REDENTOR 0009
198002 Condor OF
Expresso Pégaso também teve os seus Condor urbano

ciferal+paulista
Antiga Ciferal Paulista

nibus Urbano
Thamco Scorpion, 41002, da Real Auto Ônibus/RJ

50015 Scorpion I 1318Porém em 1984 é agravada a situação da empresa, deixando de fabricar ônibus no auge da sua produção em série, na qual foi deflagrada a sua falência no final de 1984. Tempos depois é adquirida como massa falida e surge a Thamco no ano seguinte que deu origem a San Marino – Neobus, mas isso é outra história que veremos um dia… Na foto ao lado vemos um Thamco Scorpion da Auto Viação “Tijuquinha” Tijuca, 50015, também do Rio de Janeiro.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.