A linha João Pessoa X Sapé e sua história

Fonte: Rota Bus PB Matéria / Texto: Kristofer Oliveira, JC Barboza A cidade de Sapé – Sapé é uma cidade localizada na Zona da Mata paraibana, ficando distante a 55 km da capital e 75 km de ...
Fonte: Rota Bus PB
Matéria / Texto: Kristofer Oliveira, JC Barboza

Norte+SulA cidade de Sapé – Sapé é uma cidade localizada na Zona da Mata paraibana, ficando distante a 55 km da capital e 75 km de Campina Grande. De acordo com o censo de 2010, possui um pouco mais de 55 mil habitantes. Além de ser conhecido como a terra do abacaxi, é também a cidade natal do imortal Augusto dos Anjos. Conheçam mais aqui nessa matéria mais informações sobre Sapé e a linha que liga a capital paraibana!

100 2881
A extinta Guarabirense

Histórico do transporte para Sapé – Devido a proximidade da capital, diariamente muitas pessoas vinham a João Pessoa para trabalharem, estudarem, fazer tratamento médico, entre outros compromissos pessoais. Se era assim no passado, atualmente não é diferente.

Pode-se dizer que a primeira linha fixa entre João Pessoa e Sapé eram feitas pelos “Sôpas”, principalmente os que se centravam em frente do antigo Porto do Capim, principal entrada da cidade antes da ascenção do transporte rodoviário.

Posteriormente, seguiu a regra de que aconteceu em João Pessoa no transporte urbano, em que diversos proprietários de ônibus particular faziam uma infinidade de linhas. Um desses proprietários de ônibus particulares era o Srº Peneira, que chegou até a operar a linha Sapé x Rio.

A outra opção de transporte que existiu foi a linha férrea, na qual era estação no trecho que ligava JP a CG e JP a Nova Cruz/RN.

A empresa da imagem acima de 1971, a Expresso Norte Sul, pode ter sido uma das primeiras a operar oficialmente essa linha. Como a Viação Bonfim foi a pioneira no estado e operava também no brejo paraibano, que passa obrigatoriamente em Sapé, pode ter sido a primeira empresa a operar essa linha…se não foi, era rota de outras linhas que operava (pelo menos isso eu posso precisar).

Nos anos 70 a Guarabirense comprou a Norte Sul e passou a operar a linha. Porém, como a cidade estava dentro da rota de sua principal linha, JP x Guarabira, passou a incorporar esta.

Tanto a Guarabirense na época, assim como outras empresas, a exemplo da Bonfim, Expresso Paraibano, Rio Tinto, Bela Vista, São Geraldo e a Itapemirim operavam linhas que passavam em Sapé.

Com a falência da Guarabirense em 2006, a Boa Viagem assume todas as suas linhas, exceto JP x Picuí, que ficou com a São José e JP x Jacaraú, que ficou com a Transnorte. Na era da Boa Viagem, JP x Sapé, em determinados horários e demanda do dia, foi ressuscitado. E no início de 2010, a Rio Tinto assumiu de vez as linhas da Boa Viagem, apesar da Jonas ter operado por alguns dias essas linhas.

Atualmente – Sapé continua sendo o que foi ao decorrer do tempo da existencia do transporte rodoviário no que tange a ligação com JP…cidade de rota de linhas. De certa forma isso é positivo porque existe uma variedade de opções e horários, mas negativa quando o ônibus vem lotado.

As empresas e linhas que atualmente passam por Sapé partindo de JP são:

* Rio Tinto *

JP x Guarabira
JP x Solânea
JP x Cacimba de Dentro
JP x Araruna
JP x Serraria
JP x Boqueirão
JP x Pilões
JP x Dona Inês

* Bela Vista *

PICT0304

JP x Gurinhém

* Nordeste *

100 6106

JP x Tangará/RN

* Expresso Paraibano *

100 1476

JP x Nova Cruz

* Empresa Viação São José *

kdk 1121

JP x Picuí via Cuité

* Transnorte *

100 1498

JP x Serra da Raiz ou JP x Lagoa da Serra

* Jonas Turismo *

100 1474

JP x Jacaraú via Guarabira (linha da Transnorte cedida)

Além dessas linhas, Sapé também é rota da linha Guarabira x Rio e Guarabira x São Paulo, da Itapemirim, além de ser rota da Tranbrasil com suas mirabolantes linhas.

Se não tem uma linha fixa para João Pessoa ou Campina Grande, existem as linhas: Sapé x Rio Tinto via Capim, da Rio Tinto, e Sapé x Alagoa Grande, da Bela Vista. Também existe um ônibus particular que faz a linha Sapé x Riachão do Poço.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.