Os confusos destinos dos ônibus em João Pessoa

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: JC Barboza/Paulo Rafael Viana

Para
se andar de ônibus em João Pessoa, ou se é um profundo conhecedor do assunto ou
vai pegar muito ônibus errado. E não adianta perguntar o motorista ou cobrador se houver, lógico, pois infelizmente ou não sabem ou não respondem com muita gentileza. As vistas ou letreiros dos ônibus em João Pessoa
não são claros e objetivos, possuem destinos confusos ou destino único em ambos
sentidos. Para os moradores que já estão acostumados, as vezes já gera uma
certa confusão imagine então para turistas, novos moradores ou pessoas do
interior e região metropolitana que visitam a cidade e dependem dos ônibus para
se locomover na capital paraibana. Hoje o Portal Ônibus Paraibanos vai mostrar
aos nossos leitores, como funciona atualmente as vistas dos ônibus que circulam
em nossa capital.

Poderiam ser mais explicativos como em algumas outras capitais brasileiras, mas trazem poucas informações o que gera algumas confusões. Vejam os erros:

Linhas 1500 e 5100: Falta informação sobre o percurso

São conhecidas como circulares, mas na verdade o intinerário é Geisel X Lagoa Via Cruz das Armas circular e Geisel X Lagoa Via Valentina circular respectivamente, mas na vista vem somente Circular e em carros com vista eletrônica vem além de circular, alguns pontos do trajeto. São linhas abraçantes, ou seja, a ida de uma é a volta da outra, imagine pegar essa uma das duas por engano…

Linha 1001: Mesmo número de linha, pontos finais diferentes e informação insuficiente

Essa é uma das linhas mais confusas. É operada por duas empresas: Mandacaruense e São Jorge. As duas possuem o mesmo número, porém possuem pontos finais diferentes, apesar de irem para o Bairro das Indústrias. A 1001 da Mandacaruense, faz ponto final diferente da São Jorge e a 1001 da São Jorge faz ponto final no Cidade Verde junto com a 104. Uma solução que seria ser feita para evitar confusões, a diferenciação no código da linha, que poderia ser 1001 A ou 1001 B. E para complicar mais ainda, a vista da 1001 Mancaruense só vem escrito Via Shopping. Para quem já conhece, sabe a que shopping se refere. Agora para quem não conhece, vai se perguntar que shopping é, já que em João Pessoa existem seis principais shoppings.

Linha 1502: Erro na numeração da linha e informação insuficiente



Essa é uma linha um tanto quanto estranha. Antes era numerada como 502 e em um certo tempo alguns ônibus chegaram a ter numeração A502 que fazia Geisel/Bairro das Indústrias. Aí então a STTRANS (atual SEMOB) decidiu “inovar” e “semi-circularizou” a A502 que se tornou a 1502. A “nova” linha 1502 vem com o itinerário de Geisel/Alto do Mateus, e seguindo a lógica da numeração dos corredores de João Pessoa dá a atender que essa linha saia do Geisel vai para Cruz das Armas indo para o Alto do Mateus e voltando pela Epitácio, já que o número 1 representa o corredor da Avenida Cruz das Armas e o número 5, o corredor da Epitácio Pessoa. Ledo engano meu caro, essa linha sai do Geisel vai pela Epitácio, de lá alguns carros vão só até a Lagoa e outros seguem até ao Terminal de integração do Varadouro, para identifiação de qual vai ou não para a integração a salvação no painel dianteiro do ônibus junto a porta. Os que vão para o terminal vem escrito “Cruz das Armas/Epitácio” e os que vão só até a Lagoa vem escrito na placa, somente “Acesso Oeste”. Se o objetivo é diferenciar, não seria mais fácil vir escrito “INTEGRAÇÃO” na vista? E em relação a numeração, o certo seria 5102 aonde o número 5 seria do corredor da epitácio e o número 1 seria do corredor acesso oeste.

Linhas 1519 e 5120: Falta de ordem na informação

As referidas são o resultado da união das antigas linhas 120 Valentina/Cruz das Armas e 519 Valentina/Epitácio. Porém com a união, as vistas receberam informações que não condizem com a realidade da linha. As duas possuem na vista escrito Valentina/Epitácio, porém enquanto a 5120 realmente sai do bairro do Valentina direto para a Avenida Epitácio Pessoa, a 1519 primeiramente para passar em Cruz das Armas, antes de ir para a Epitácio, o mínimo seria para vir escrito Valentina/Cruz das Armas/Epitácio e na 5120 Valentina/Epitácio/Cruz das Armas.

Linha 510: Informação incorreta na vista

A 510 tem escrito na vista Tambaú/Mag Shopping, o que indica que o ponto final da linha seria em Tambaú ou no Mag Shopping, porém não é nem em um nem no outro. O ponto final da linha é no Bessa e a vista deveria ser Bessa via praia de Tambaú e na vista auxiliar, viria Mag Shopping, isso no sentido bairro, pois no sentido sentido centro, deveria vir na vista Terminal de Integração, já que mesmo no sentido centro, continua a mesma vista Tambaú/Mag Shopping, o que gera dúvida entre passageiros que não usam a linha frequentemente e desejam ir pro centro de João Pessoa.

Linha 511: Mesmo problema da 510

O caso da 511 é o mesmo da 510, na vista dele vem Tambaú/Manaíra, mas seu ponto final é no Hiper Bompreço que geograficamente se encontra no município de Cabedelo, porém seu endereço é no Bessa, ou seja, nada que vem escrito, mostra seu verdadeiro ponto final. Deveria ser 511 Bessa via Manaíra e no sentido contrário 511 Terminal de Integração, pois na Avenida Ruy Carneiro, ele passa na pista sentido centro tanto na ida para o centro como na volta para o bairro.

Viu como não é tão fácil pegar ônibus em João Pessoa? Esperamos que essa matéria sirva para que os orgãos competentes façam as mudanças necessárias para facilitar a locomoção dos passageiros frequentes ou não das linhas de ônibus da capital paraibana.

18 comentários em “Os confusos destinos dos ônibus em João Pessoa”

  1. Eu considero pegar mais fácil pegar um ônibus em João Pessoa do que em Campina Grande, afinal entender os codigos das linhas é meio complicado como nas linhas 303/333 – Leste Oeste.
    Quanto as linhas 1500 e 5100 há sim falta de informação os veiculos deviam apresentar os seguintes intnerários:
    -1500-Circular/Geisel-Cruz das Armas/Epitácio-Manaíra Shopping/Mangabeira-Valentina.
    -5100-Circular/Mangabeira-Valentina/Manaíra Shopping-Epitácio/Cruz das Armas-Geisel.
    Na linha 1001 as duas empresas apresentam o mesmo intnerário até o Lot. Cidade Verde, mas os veiculos da Mandacaruense não estacionam no terminal da linha 104, eles dão a volta no Colégio Anayde Beyris e estacionam na frente do mesmo até o horário de partida da linha. Quanto a questão do intnerário, 1001-VIA SHOPPING, há mesmo um erro, mas que as vezes é corrigido com destino auxiliar ou placas de identificação que mostram:
    -Mandacaru, Cruz das Armas, Hiper Bompreço, Manaíra Shopping ou Bairro das Industrias.
    A linha 1502 é uma bagunça total, a linha trafega em 3 corredores da cidade, mas só mostra o codigo de 2, para organiza-lá melhor ela podia ser dividida em 1502 e 5108, ficando:
    -1502-Alto do Mateus/Cruz das Armas/Epitácio/UFPB/Unipê/Centro ADM/Geisel/Centro ADM/Unipê/UFPB/Epitácio/Lagoa/Acesso Oeste/Alto do Mateus.
    -5108-Geisel/Centro ADM/Unipê/UFPB/Epitácio/Lagoa/Integração/Cruz das Armas/Alto do Mateus/Acesso Oeste/Integração/Epitácio/UFPB/Unipê/Centro ADM/Geisel.
    A linha 510 apresenta três tipos de intnerarios:
    510-Tambaú/Mag. Shopping (Errado)
    510-Tambaú-Bessa (Certo)
    510-Tambaú/Carrefour/Val Paraiso. (detalhado)
    A linha 511 não seria correto apresentar o intnerário Bessa, pois o Hiper Bompreço é o único ponto de referência da linha no bairro, e a linha apresenta o complemento Hiper Bompreço no destino Auxiliar.

    1. a 511 nos itinerarios lonados possui tambau, tambau-manaira shopping ou tambau-hiper (acho o tambau-hiper errado pq é o destino da 521.) concordo com bessa/manaíra. ja a 521 acho correto o itinerário, só acresentaria o nome ''INTEGRAÇÃO'' ao destino. a errada é a A600 com manaíra/val paraiso pq nao passa no val.

  2. O ponto final da linha 1001 da mandacaruense não é junto com a 115. o terminal da 115 é só ela. a 1001 da mandaca é na frente do colegio e o da 104 e 1001 SJ é atras.

    a linha 510 nos itinerarios lonados possui tambau-mag shopping ou tambau-bessa.(acho o tambau-bessa errado pq é o destino da 513, e os usuarios acaram se acostumando com esse nome na 513.) concordo com bessa/praia.

    ja a 511 acho correto o itinerario, só acresentaria o nome rui carneiro ao destino.. agora errada é a 500 com tambau e nao passar em tambau.

    abraço a todos.

  3. Ótima postagem essa.

    Vou fazer algumas observações…

    A A502 na verdade era a atual 1502, com a diferença q existia simultaneamente as 108 e 502. Ela foi desativada em março de 2005 quando a Integração do Varadouro foi inaugurada. Teve também por um curto período da B502, sendo esta a Bairro das Indústrias/Geisel.

    O terminal da 511 na verdade pertence ao bairro Aeroclube e não Bessa. O que divide JP de Cabededelo é o Rio Jaguaribe. Logo, o Hiper pertence a JP, enquanto que parte do seu estacionamente está dentro de Cabedelo. O mesmo ocorre com o Carrefour.

    Só para constar…o que é conhecido como Bessa na verdade pertence a três bairros distintos: Aeroclube: O perímetro do local que dá o nome ao bairro, limitando-se ao Rio Jaguaribe e a Av Flávio Ribeiro Coutinho, indo até o Bessa Shopping e Val Paraíso; Jardim Oceania: A parte litorânea do perímetro da Av Argemiro de Figueiredo até a entrada que vai para o Lucy; E o Bessa, que essencialmente é o resto.

    O que falta as empresas de JP são duas coisas: Usar itinerário auxiliar com maior visibilidade, a exemplo do 0401 da Mandacaruense; E configurar e utilizar a opção "ida e volta" nos paineis eletrônicos.

    Abraços

  4. Concordo plenamente,estou morando há pouco tempo aqui e mesmo frequentando JP desde 1996 sempre que vinha tinha mudanças …Agora estou morando e já rodei muito tentando chegar ao local que queria porque a vista diz uma coisa,o itinerário é outro e realmente ,os motoristas ou cobradores nunca sabem informar e são delicados.Precisa melhorar muito…

  5. Agradeceria receber ajuda de qual o melhor ponto e linha para chegar a UFPB a partir do Meg Shopping

    Sou novo na cidade e procurando naõ consegui achar uma resposta direta e os telefones das empresas, toca toca e ninguem atende.
    Obrigado,
    Flávio

  6. Bom dia!! Vou visitar Joao Pessoa em Dezembro e não tenho carro. Preciso de transporte público. Por favor me indiquem linham em Tambaú, que me levem a Cabedelo, Parque Zoobotanico e outros pontos pouco mais distantes. Agradeço desde já.

  7. a linha 511 nos itinerarios lonados possui tambau, tambau-manaira shopping ou tambau-hiper.(acho o tambau-hiper errado pq é o destino da 521, e os usuarios acabaram se acostumando com esse nome na 521.) concordo com bessa/manaira/shopping/integração/hiper.

    ja a 513 acho correto o itinerario, só acresentaria o nome praia ao destino.. agora errada é a 1500/5100 com circular-manaira-shopping e o itinerario eh diferente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.