Os confusos destinos dos ônibus em João Pessoa

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto: JC Barboza/Paulo Rafael Viana Para se andar de ônibus em João Pessoa, ou se é um profundo conhecedor do assunto ou vai pegar muito ônibus errado. E não ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: JC Barboza/Paulo Rafael Viana

s%25C3%25A3o+jorge+torino+trucado+valentina+onibusPara
se andar de ônibus em João Pessoa, ou se é um profundo conhecedor do assunto ou
vai pegar muito ônibus errado. E não adianta perguntar o motorista ou cobrador se houver, lógico, pois infelizmente ou não sabem ou não respondem com muita gentileza. As vistas ou letreiros dos ônibus em João Pessoa
não são claros e objetivos, possuem destinos confusos ou destino único em ambos
sentidos. Para os moradores que já estão acostumados, as vezes já gera uma
certa confusão imagine então para turistas, novos moradores ou pessoas do
interior e região metropolitana que visitam a cidade e dependem dos ônibus para
se locomover na capital paraibana. Hoje o Portal Ônibus Paraibanos vai mostrar
aos nossos leitores, como funciona atualmente as vistas dos ônibus que circulam
em nossa capital.

Poderiam ser mais explicativos como em algumas outras capitais brasileiras, mas trazem poucas informações o que gera algumas confusões. Vejam os erros:

Linhas 1500 e 5100: Falta informação sobre o percurso

DSC02136
aed3927da336d64422f1eaf868fcbf2d

São conhecidas como circulares, mas na verdade o intinerário é Geisel X Lagoa Via Cruz das Armas circular e Geisel X Lagoa Via Valentina circular respectivamente, mas na vista vem somente Circular e em carros com vista eletrônica vem além de circular, alguns pontos do trajeto. São linhas abraçantes, ou seja, a ida de uma é a volta da outra, imagine pegar essa uma das duas por engano…

Linha 1001: Mesmo número de linha, pontos finais diferentes e informação insuficiente

e3da9f4b307c3b5559b267d719fe4d73
cea22b0ec5545a7c12879c89b0c252d0

Essa é uma das linhas mais confusas. É operada por duas empresas: Mandacaruense e São Jorge. As duas possuem o mesmo número, porém possuem pontos finais diferentes, apesar de irem para o Bairro das Indústrias. A 1001 da Mandacaruense, faz ponto final diferente da São Jorge e a 1001 da São Jorge faz ponto final no Cidade Verde junto com a 104. Uma solução que seria ser feita para evitar confusões, a diferenciação no código da linha, que poderia ser 1001 A ou 1001 B. E para complicar mais ainda, a vista da 1001 Mancaruense só vem escrito Via Shopping. Para quem já conhece, sabe a que shopping se refere. Agora para quem não conhece, vai se perguntar que shopping é, já que em João Pessoa existem seis principais shoppings.

Linha 1502: Erro na numeração da linha e informação insuficiente

DSC02137



Essa é uma linha um tanto quanto estranha. Antes era numerada como 502 e em um certo tempo alguns ônibus chegaram a ter numeração A502 que fazia Geisel/Bairro das Indústrias. Aí então a STTRANS (atual SEMOB) decidiu “inovar” e “semi-circularizou” a A502 que se tornou a 1502. A “nova” linha 1502 vem com o itinerário de Geisel/Alto do Mateus, e seguindo a lógica da numeração dos corredores de João Pessoa dá a atender que essa linha saia do Geisel vai para Cruz das Armas indo para o Alto do Mateus e voltando pela Epitácio, já que o número 1 representa o corredor da Avenida Cruz das Armas e o número 5, o corredor da Epitácio Pessoa. Ledo engano meu caro, essa linha sai do Geisel vai pela Epitácio, de lá alguns carros vão só até a Lagoa e outros seguem até ao Terminal de integração do Varadouro, para identifiação de qual vai ou não para a integração a salvação no painel dianteiro do ônibus junto a porta. Os que vão para o terminal vem escrito “Cruz das Armas/Epitácio” e os que vão só até a Lagoa vem escrito na placa, somente “Acesso Oeste”. Se o objetivo é diferenciar, não seria mais fácil vir escrito “INTEGRAÇÃO” na vista? E em relação a numeração, o certo seria 5102 aonde o número 5 seria do corredor da epitácio e o número 1 seria do corredor acesso oeste.

Linhas 1519 e 5120: Falta de ordem na informação

da3764a5cb87dc4cc5876c27802c5a39
6d6da585efd46e1c1cca7ad1eb70b79b

As referidas são o resultado da união das antigas linhas 120 Valentina/Cruz das Armas e 519 Valentina/Epitácio. Porém com a união, as vistas receberam informações que não condizem com a realidade da linha. As duas possuem na vista escrito Valentina/Epitácio, porém enquanto a 5120 realmente sai do bairro do Valentina direto para a Avenida Epitácio Pessoa, a 1519 primeiramente para passar em Cruz das Armas, antes de ir para a Epitácio, o mínimo seria para vir escrito Valentina/Cruz das Armas/Epitácio e na 5120 Valentina/Epitácio/Cruz das Armas.

Linha 510: Informação incorreta na vista

TFRA89B.tmp

A 510 tem escrito na vista Tambaú/Mag Shopping, o que indica que o ponto final da linha seria em Tambaú ou no Mag Shopping, porém não é nem em um nem no outro. O ponto final da linha é no Bessa e a vista deveria ser Bessa via praia de Tambaú e na vista auxiliar, viria Mag Shopping, isso no sentido bairro, pois no sentido sentido centro, deveria vir na vista Terminal de Integração, já que mesmo no sentido centro, continua a mesma vista Tambaú/Mag Shopping, o que gera dúvida entre passageiros que não usam a linha frequentemente e desejam ir pro centro de João Pessoa.

Linha 511: Mesmo problema da 510

4f8abcafcfc9694767109ca0fa5ba555

O caso da 511 é o mesmo da 510, na vista dele vem Tambaú/Manaíra, mas seu ponto final é no Hiper Bompreço que geograficamente se encontra no município de Cabedelo, porém seu endereço é no Bessa, ou seja, nada que vem escrito, mostra seu verdadeiro ponto final. Deveria ser 511 Bessa via Manaíra e no sentido contrário 511 Terminal de Integração, pois na Avenida Ruy Carneiro, ele passa na pista sentido centro tanto na ida para o centro como na volta para o bairro.

Viu como não é tão fácil pegar ônibus em João Pessoa? Esperamos que essa matéria sirva para que os orgãos competentes façam as mudanças necessárias para facilitar a locomoção dos passageiros frequentes ou não das linhas de ônibus da capital paraibana.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.