Uma parte da história contada em fotos: Empresa Braga

Fonte:
Portal Ônibus Paraibanos

Matéria
/ Texto: Phillippe Figueiredo

Fotos:
Acervo Paraíba Bus Team

Essa é a empresa de ônibus Braga do
Ceará, fazia a linha Aracajú x Fortaleza via Maceió. Lembro dela com seus carros
em especial, Paradisos G4 e GV além de Comil Gallegiante com chassis
Volvo. Passava por Campina Grande, entrando na Paraíba pela BR-104 e seguindo
pela BR-230 até Cajazeiras e em seguida entrava no Ceará. Poucas imagens
restaram desta empresa e somente foi encontrada a foto deste itinerário de um Gallegiante.
Em 2005 foi adquirida pela Guanabara e essa linha acredito que foi extinta. 

Essa foi mais uma das inúmeras empresas adquiridas pela Expresso Guanabara. Na Paraíba duas empresas foram compradas e suas linhas hoje fazem parte do quadro de linhas da empresa cearenses. Foram elas a Trans Paraíba e a Planalto, essa última pertencente ao grupo Real Expresso.

Frota da Trans Paraíba

9 comentários em “Uma parte da história contada em fotos: Empresa Braga”

  1. Essa linha não foi extinta não, ela é operada pela Guanabara, que a ganhou através de licitação, só que com um itinerário diferente: de Mossoró ela segue para Arcoverde, Garanhuns, Palmeira dos Índios, Maceió, descendo para Aracaju

  2. Então ela foi mesmo extinta, já que seu trajeto original não é mais cumprido pela linha atualmente existente. Não importa de onde ela parte e o seu destino, mas sim o percurso, isso sim é o que configura a linha.

    Um exemplo é a Rio de Janeiro X João Pessoa. A que é operada pela Viação Itapemirim é via BR 101 e a da São Geraldo é via BR 116, se uma delas forem extintas, uma não substitui a outra, portanto uma linha pode ser considerada extina.

    Obrigado pelo comentário!

  3. A empresa Braga não foi comprada pela Guanabara. Por volta do ano 2000 ela parou de operar e em 2002 a Guanabara ganhou na licitação, na ANTT, a permissão de operar a linha.

  4. Trabalhei na Braga na na agência de Patos-PB.Realmente a Guanabara adquiriu a Braga no caso sua linha e os funcionarios também foram absorvidos pela Guanabara em 2001.Nao foi bem uma licitação!

  5. Esse era o Gallegiantte 3120 volvo. Andei nele, no 3010,3030,3040,3080..Pois é, a saudosa e irregular Braga prestava um serviço ruim apesar de ter carros interessantes. Parava em todo canto. De 1995 a 1998 quando andei nela já não passava em Campina Grande. De Mossoró já descia para Santa Cruz do Capibaribe.

  6. Me lembro dessa empresa quando eles paravam no restaurante onde eu trabalhava. Eles eram o último a para e logo fechávamos o restaurante. Depois que a guaranabara começou a ganhar licitações e a comprar empresas, temos notado que a oferta de destino diminui muito. Que pena.

  7. Lembro-me como se fosse hoje! Fui de Aracaju para Fortaleza com meus pais, em janeiro de 1997, na Braga, o itinerário foi Aracaju, Maceió, Caruaru, Campina Grande, atravessando a Paraíba no sentido leste – oeste, passando por Patos, Sousa e Cajazeiras e daí entrando no Ceará sentido norte até a capital. Tinha apenas 13 anos, mas lembro bem, pois amava viajar de ônibus. A viagem durava aproximadamente 24 hs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.