Governador Ricardo Coutinho discute regulamentação do transporte alternativo na Grande João Pessoa com empresas de ônibus

Fonte: Secom PB Foto: Divulgação Um problema que ronda a grande João Pessoa há anos e que os governantes municipais e estaduais evitam colocar a mão pelo grau de complexidade pelos interesses em jogo, ...

Fonte: Secom PB

Foto: Divulgação
alternativoUm problema que ronda a grande João Pessoa há anos e
que os governantes municipais e estaduais evitam colocar a mão pelo grau de
complexidade pelos interesses em jogo, parece que finalmente terá um debate que
deve caminhar para uma solução. O transporte alternativo é uma realidade na
Capital e nas cidades vizinhas e a falta de uma regulamentação e de regras
termina ocasionando problemas no trânsito que envolve falta de segurança dos
usuários pelas condições dos veículos e até mesmo crimes rondam a categoria. 

O governador Ricardo Coutinho (PSB) resolveu colocar o dedo nessa ferida e se reuniu durante essa semana com representantes dos alternativos e com representantes das empresas de transportes intermunicipais do Estado.

Após receber, na terça-feira (19), representantes dos transportes alternativos, o governador Ricardo discutiu com empresários a construção de um projeto consensual de regulamentação do transporte complementar que fortaleça o sistema e melhore a qualidade dos serviços prestados à população.

De acordo com o governador, uma nova reunião vai ser marcada na próxima semana com empresários de transportes, representantes dos transportes alternativos, Ministério Público, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e prefeituras da região metropolitana de João Pessoa e Campina Grande. “Estamos ouvindo as partes e na próxima semana faremos uma grande mesa redonda com objetivo de elaborar um projeto que seja bom para todos”, ressaltou Ricardo.

A reunião contou com as presenças do superintendente do DER, Carlos Pereira; diretora de Transportes do DER, Nilza Maria Magalhães; presidente do Sindicato dos Transportes Intermunicipais, Wolgran Brito; presidente do Sindicato dos Motoristas de Ônibus da Paraíba, Antônio de Pádua, além de representantes de sete empresas.

O superintendente do DER, Carlos Pereira, lembrou que a discussão sobre a regulamentação dos transportes alternativos é antiga, mas que só este governo esta trazendo a discussão para a pauta. “Só o diálogo com cada uma das partes interessadas e, posteriormente, com os pontos de vistas de todos os envolvidos, poderemos chegar a um consenso sobre o uso e a aplicação dos alternativos como transporte complementar”.

Carlos Pereira afirmou que essa grande mesa de diálogo possibilitará o subsídio necessário para que o governador Ricardo Coutinho encaminhe um projeto de lei estabelecendo a regulamentação dos transportes para a apreciação da Assembleia Legislativa. “A situação como está hoje é que não pode continuar com a grande quantidade de veículos inapropriados e sem segurança fazendo o transporte de qualquer jeito e sem as regras estabelecidas para o transporte regular”.

O presidente do Sindicato dos Transportes Intermunicipais, Wolgran Brito, destacou a importância da postura do governador de dialogar com todas as partes envolvidas para a construção de um projeto justo que venha a beneficiar todos, principalmente a população que necessita de um transporte de qualidade e seguro. “O DER está elaborando um projeto com foco na criação de linhas complementares as já realizadas pelo transporte regular de forma a fortalecer tanto as empresas de ônibus como os que não estão regulamentados e facilitar a vida da população com uma maior oferta e um transporte mais confortável e seguro”, avaliou.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.