Semob padroniza desembarque nos transportes urbanos

Fonte: Prefeitura de João Pessoa Fotos: Paulo Rafael Viana A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) determinou a mudança do posicionamento das catracas nos transportes ...
Fonte: Prefeitura de João Pessoa
Fotos: Paulo Rafael Viana
onibus+embarque+pela+dianteira+frente+joao+pessoa+semob+sttrans+(2)A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) determinou a mudança do posicionamento das catracas nos transportes coletivos da Capital para agilizar o embarque de passageiros. A medida eliminou o “curral” – equipamento próximo ao degrau na porta traseira -, que trazia transtornos aos usuários nas paradas de ônibus.  Com a eliminação do curral, a Semob avaliou que o tempo de embarque caiu pela metade.

Essa rapidez no embarque dos usuários é necessária para que seja implantada a faixa exclusiva de ônibus, que vai trazer um grande benefício à população, melhorando o tempo de viagem dos transportes coletivos.
Com relação aos problemas surgidos com essa mudança, a Semob informou que vem fazendo avaliações do processo com objetivo de promover adequação (padronização) que atenda com eficiência aos usuários.
onibus+embarque+pela+dianteira+frente+joao+pessoa+semob+sttrans+%25281%2529Desembarque  A Semob também entrou em entendimento com os empresários do setor para resolver a questão do desembarque de passageiros. Ficou definido que os veículos com três portas vão abrir apenas a porta do meio para o desembarque dos usuários.
Já o veículo com duas portas vai abrir a porta traseira. Também ficou acertado que os empresários vão disponibilizar funcionários devidamente identificados no Parque Solon de Lucena (Lagoa) para orientar os usuários tanto no embarque quanto no desembarque dos veículos. “Entendemos que os usuários ainda estão em fase de adaptação com as mudanças, mas garantimos que estamos trabalhando para sanar todos os problemas e dar mais conforto e segurança aos usuários do sistema”, explicou o diretor de Planejamento da Semob, Adalberto Araújo.
O embarque pela porta dianteira é comum em frotas de várias cidades do país, como Recife, Natal, Goiana, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras.