Um ano depois, Mandacaruense adota o embarque pela dianteira

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto: Josivandro AvelarFotos: Jefferson José      Há um ano, as empresas de transporte coletivo de João Pessoa iniciaram a conversão de embarque ...
Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Jefferson José
  

arte%2B0467

 

Há um ano, as empresas de transporte coletivo de João Pessoa iniciaram a conversão de embarque da traseira para a dianteira, como acontece na maioria das capitais brasileiras. A Mandacaruense a princípio quis nadar contra a corrente e havia mantido o antigo sistema de embarque. Porém, já era esperado que isso não se mantivesse por muito tempo e desde ontem, a Mandacaruense aderiu ao embarque dianteiro. Desse modo, o antigo sistema de embarque está praticamente extinto na capital paraibana.

O processo de conversão iniciou-se com a linha 1001-Via Shopping, que é compartilhada com a São Jorge, que já utilizava o embarque dianteiro e portanto, essa mudança não será tão sentida pelos passageiros da linha. À medida que mais veículos forem convertidos, as demais linhas da empresa vão se adequando ao padrão de embarque.
arte%2B0402
Ao contrário da maioria dos ônibus da Transnacional, cujo posto de cobrador fica na esquerda, atrás do motorista, na Mandacaruense o posto está sendo instalado na direita, no lado das portas. O padrão é adotado pela maioria das cidades que adotam o embarque dianteiro.

arte%2B0464

arte%2B0425

No decorrer da semana, os cerca de 40 veículos da empresa vão sendo convertidos paulatinamente. Estima-se que até a próxima semana, toda a frota já deve estar convertida. Desse modo, o sistema pessoense volta a ficar uniforme no padrão de embarque.

arte%2B0456

Das capitais nordestinas, somente Fortaleza adota ainda o embarque traseiro – somente microônibus possuem a entrada pela dianteira. Salvador passou a adotar o embarque pela dianteira em janeiro deste ano, após licitação que reconfigurou o sistema da capital baiana em três áreas. O posto de cobrador em Salvador fica do lado das portas do veículo.

Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.