Santa Maria traz os primeiros zeros de 2015

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Roberto Marinho

A Santa Maria dá o pontapé inicial para a renovação de frota com ônibus zero quilômetro em 2015. Foi vista hoje, na Marcopolo Rio, uma das unidades adquiridas pela empresa pessoense.

O carro 06002 substitui um Torino 2007 ex-RJ, que foi remanejado para a Nacional de Luxo. O novo veículo é um Marcopolo New Torino (ou 2014), encarroçado sob o chassi OF-1721 Bluetec5 da Mercedes-Benz.
O veículo possui todos os itens de acessibilidade e em estrutura é idêntico aos últimos veículos adquiridos pela Unitrans. O veículo não possui posto de cobrador, sendo direcionado para as linhas de dupla função da empresa.
O veículo 06002 é o único visto até aqui, mas ao dá a entender, a compra feita pela Santa Maria visa preencher os buracos de numeração abertos com o remanejamento de veículos para a Nacional de Luxo.
Empresa mais nova do sistema, pertencente ao Grupo A.Cândido, a Santa Maria possui uma frota com a média de idade mais baixa entre as empresas do sistema pessoense.

6 comentários em “Santa Maria traz os primeiros zeros de 2015”

    1. Certamente a 103. 116 se acontecer de receber, seria como aumento de frota, uma vez que o rumor é forte dela agregar a 114, permitindo a abertura de cinco vagas de reserva na Reunidas e de cinco vagas para esta linha na Santa Maria. A própria transferência do ponto final do 114 para o Colinas II, onde o 116 já está, é um indício disso.

  1. A 103 já roda sem o cobrador nos finais de semana, mas colocar ônibus zero nessa linha acho dificil, no trecho dentro do Eng° Velho é muita buraqueira, estrada estreita, árvores com galhos que arranham a pintura, muita lama, acho dificil de acontecer essas mudanças, mas fácil remanejar os bus usados.

    1. Aí que podem entrar os carros de 2010 que atualmente rodam no 116 (casos de 06007, 06018 e 06021). 06046, por exemplo, já é sem cobrador, mas está sem linha certamente à espera deles. E os carros de 2010 na Santa Maria vão se tornar os mais "velhos" da empresa, já que a velocidade de renovação da mesma é mais rápida e a tendência é o desligamento dos ex-RJ que ainda restam por lá. O 116 ficaria com veículos zero quilômetro e o 103 receberia esses remanejados.

      Ao que parece, a SM vai renovando de 10 pra cima ultimamente e vai manter esse ritmo nessa compra. De modo a não entrar mais carro usado lá: esse é o padrão da empresa e quando os veículos ultrapassarem a idade média municipal, serão esses Torinos de 2010 que farão linha no Conde.

  2. A 103 já roda sem o cobrador nos finais de semana, mas colocar ônibus zero nessa linha acho dificil, no trecho dentro do Eng° Velho é muita buraqueira, estrada estreita, árvores com galhos que arranham a pintura, muita lama, acho dificil de acontecer essas mudanças, mas fácil remanejar os bus usados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.