Bem valioso

Fonte: Revista AutoBusFoto: Divulgação/Águia Branca No próximo dia 22 de março será celebrado o Dia Mundial da Água. Uma reflexão para nós cidadãos ser queremos mesmo ter um futuro em nosso Planeta. ...
Fonte: Revista AutoBus
Foto: Divulgação/Águia Branca

IMG 7013 Info

No próximo dia 22 de março será celebrado o Dia Mundial da Água. Uma reflexão para nós cidadãos ser queremos mesmo ter um futuro em nosso Planeta. Entretanto, a data não deve ficar isolada e esquecida, como tem acontecido, onde planos e projetos são enfatizados na busca por soluções de promoção desse bem valioso de uma maneira eficaz, com sustentabilidade e respeito.

Um dos maiores desafios da sociedade contemporânea é a preservação dos recursos hídricos, com ênfase ao uso racionalizado da água em diversos setores econômicos. Estamos vivenciando uma grave crise hídrica, com consequências negativas na disponibilidade da água para diversos fins. No segmento de transporte de passageiros, as operadoras de ônibus lançam mão de mecanismos para reaproveitar as águas das lavagens dos veículos, contribuindo assim com a redução no consumo. Reuso tem sido uma palavra cada vez mais presente no sistema administrativo das transportadoras. Além de buscar economia e eficiência energética, as empresas também se preocupam com o meio ambiente, usando de forma racional a água.

E não é só relacionado ao bolso das operadoras o porquê dessa nova forma de utilização da água. A sustentabilidade torna-se obrigatória por meio de leis, sejam elas municipais, estaduais ou federais. Isso vem a estabelecer diretrizes, obrigações e punições para quem não se preocupa com a instalação de mecanismos que promovam o reuso das águas.
O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março e nada melhor em promover esse bem valioso de uma maneira eficaz, com sustentabilidade e respeito. Exemplos estão aí para ser citados. Veja o caso do motorista da Viação Águia Branca, Douglas Neves Lascosck, que criou um projeto interessante e trouxe benefícios a todo o Meio Ambiente. Por meio do Abastecimento Sustentável é possível reaproveitar 1,5 milhões de litros de água por ano. Explicando melhor, é fácil entender: no sistema de ar-condicionado do ônibus há a presença de dois elementos principais, que são o condensador e o evaporador. A função do evaporador é resfriar o ambiente desejado, por meio da descompressão do gás refrigerante, sob forma de líquido, que veio do condensador. A descompressão produz resfriamento. Com o ar resfriado há a condensação, sob forma de vapor no ar, produzindo assim água que é conduzida por intermédio de drenos e lançada diretamente no meio-ambiente, ou seja, sem qualquer aproveitamento.
Lascosck lançou o desafio para outros dois colegas da Águia Branca, objetivando o uso dessa água que seria jogada fora. Ele calculou que os 493 ônibus com ar-condicionado percorrem aproximadamente 50 milhões de quilômetros por ano e juntos produzem cerca 1,5 milhões de litros de água. Com isso, por meio de uma medida simples, foi possível reaproveitar o precioso líquido no sistema do limpador do para-brisa e também no WC. Sem esse alternativo sistema, 2,5 litros de água são jogados fora por hora nas viagens.
Como se vê, simplicidade em muitos casos resolve mais que conceitos rebuscados e mirabolantes.
Na limpeza dos ônibus do Grupo Águia Branca, o reuso das águas servidas também é utilizado como forma de ação ambiental. De acordo com informações, a iniciativa sustentável permitiu uma redução de 50% no consumo de água, reaproveitando 31,2 milhões de litros de água por ano, o que daria para encher 12 piscinas olímpicas. O Grupo usa cerca de 2,6 milhões de litros de água utilizados por mês na lavagem dos ônibus, em diversas garagens.
Outro detalhe foi a instalação de um sistema de tratamento dos efluentes da lavanderia, carroçaria, do lavador de chassis e de peças dos veículos, proporcionando o reuso da água na lavagem dos veículos. A utilização da água potável dos galões que ficam dentro de alguns ônibus e a coleta das águas da chuva para uso posterior também são ações que contribuem com o menor consumo nas operações do Grupo.