Seminário Cidade Expressa vai discutir Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes

Fonte: Sitrans CGFoto: Divulgação O CTMU – Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande, divulgou nesta terça-feira a programação da 3ª. Edição do Seminário Cidade Expressa, que acontecerá no ...

Fonte: Sitrans CG
Foto: Divulgação

seminario

O CTMU – Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande, divulgou nesta terça-feira a programação da 3ª. Edição do Seminário Cidade Expressa, que acontecerá no próximo dia 05 de junho, de 08 às 13 horas, no Teatro Facisa. O evento reunirá especialistas para tratar sobre mobilidade e desenvolvimento urbano sustentável. Uma das palestras abordará o tema Cidades Inteligentes e Economia Criativa, através da professora doutora Ana Carla Fonseca Reis.

Durante o seminário, os participantes terão a oportunidade de conhecer o Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande (PLANMOB), recentemente aprovado pela Câmara Municipal. O plano traça as diretrizes de ações integradas de cidadania, inclusão social, desenvolvimento urbano, de mobilidade e de proteção ao meio ambiente, conforme objetivos estabelecidos na Lei Federal 12.587. O PLANMOB será apresentado pela engenheira Valéria Barros, que coordenou o desenvolvimento do plano. Para debater sobre as propostas do PLANMOB, a coordenação do seminário convidou os engenheiros e consultores em mobilidade urbana, Cesar Cavalcanti de Oliveira (ANTP/PE) e Carlos Batinga Chaves, além da arquiteta, urbanista e analista de infraestrutura do Ministério das Cidades, Guadiana Cortizo.  

Cidades inteligentes, economia criativa

Na programação do Seminário Cidade Expressa também chama atenção a palestra da administradora e economista Ana Carla Fonseca Reis, primeira mulher urbanista do país. Ela participará do evento para ministrar a palestra “Cidades Inteligentes, economia criativa”.

Em sua fala, Ana Carla vai mostrar como transformar cidades em locais mais acolhedores, inovadores e inspiradores. Também dará dicas de como estimular a criatividade de cada cidadão, para que a soma do que todos sabem se transforme em inteligência coletiva.

Na sua apresentação, Ana Carla vai explicar o que é uma cidade criativa e qual é o processo pelo qual ela se reinventa a cada dia e a importância da cultura, das conexões e das inovações nesse contexto. Para isso, ela revelará exemplos de cidades de diferentes tamanhos no Brasil e no mundo, trazendo casos e experiências de planejamento e mobilidade urbana; arte pública, preservação patrimonial, turismo e muito mais.

O Seminário Cidade Expressa é uma realização do Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande, criado pela Lei Municipal 5.417/14, composto por representantes das seguintes instituições: SITRANS, SEBRAE, Associação Comercial, CDL, FIEP, Facisa, Instituto Cresce Campina, IFPB, UFCG, UEPB, Câmara Municipal e Prefeitura de Campina Grande.

O evento é aberto para participação da comunidade. As inscrições podem ser feitas no local do seminário ou através do endereço eletrônico facebook.com/seminariocidadeexpressa

Mais informações com a coordenação do evento, através dos telefones: 9954.0281/8811.0785 e 9300.9210