Vem aí a URBAN, a nova empresa de transporte coletivo de Anápolis‏

Fonte: Portal Ônibus ParaibanosTexto: Josivandro AvelarFotos: Jovani Cecchin / Rafael da Silva Xarão A cidade de Anápolis, em Goiás, vai ganhar uma nova empresa de transporte coletivo. A URBAN – ...
Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Texto: Josivandro Avelar
Fotos: Jovani Cecchin / Rafael da Silva Xarão

w2B252872529 1

A cidade de Anápolis, em Goiás, vai ganhar uma nova empresa de transporte coletivo. A URBAN – Mobilidade Urbana de Anápolis vai operar na cidade a partir do próximo dia 24 de novembro, após vencer a licitação da Prefeitura para redefinição do sistema de transporte coletivo na cidade. A empresa pertence ao Grupo São José, que é dona da empresa de mesmo nome no Distrito Federal, da Expresso São José do Tocantins, e da Viacap, de Palmas.

A empresa inicia suas operações com 190 veículos; 103 carros zero quilômetro e 87 seminovos. Os veículos zero quilômetro são do modelo New Torino, da Marcopolo. Com 3 portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes, 3 letreiros Mobitec de cor âmbar (frontal, auxiliar e lateral na janela) e equipados com ar condicionado, são encarroçados no chassi 17-230 OD Euro V da Volkswagen – a São José é cliente de longa data da VW.
Os veículos seminovos são da versão 2007 do modelo Torino, da Marcopolo. Fabricados em 2009, são encarroçados no chassi 17-230 EOD da Volkswagen e estão em bom estado de conservação. Os veículos operaram na empresa do grupo no Distrito Federal, a Expresso São José, e foram substituídos em 2013 por outra grande compra da empresa, quando também após vencer licitação, a São José substituiu toda sua frota por modelos da CAIO – Apache Vip III, Foz Super e Millennium BRT – encarroçados em chassis Volkswagen. Também serão remanejados para a URBAN 19 Apache Vip I, da CAIO, encarroçados no mesmo chassi.
Os veículos trazem uma padronização nas cores laranja, preto e ouro, características das empresas do Grupo São José.

w%2B%25288%2529
A URBAN deve utilizar o sistema de bilhetagem da Transdata – o mesmo empregado na Grande João Pessoa e em Campina Grande – substituindo o sistema da Empresa1 utilizado pela antiga operadora.
Com a entrada da URBAN, a TCA – Transporte Coletivo de Anápolis – deixa as ruas da cidade no dia 23 de novembro, após atuar por 52 anos na cidade. A empresa pertencia ao Grupo Odilon Santos, controlador da Transbrasiliana – que ontem teve autorizada a transferência de 36 de suas linhas interestaduais -, e a frota será remanejada para outras empresas do grupo.