Vem New Torino para a Transnacional de Campina Grande; ônibus vem no padrão da Santa Verônica

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos Matéria/Texto: Josivandro Avelar Foto: Márcio Bruxel A Transnacional campinense está finalmente renovando a sua frota. A última compra de carros zero foi em 2014, com a ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto: Josivandro Avelar
Foto: Márcio Bruxel

3030

A Transnacional campinense está finalmente renovando a sua frota. A última compra de carros zero foi em 2014, com a aquisição de 10 Torinos uniformizando a frota com o modelo 2007 da carroceria. Agora ela traz os seus primeiros Torino 2014 já com a cor vermelha que caracteriza a área do Consórcio Santa Verônica, do qual ela faz parte junto com a Cruzeiro, muito embora isso esteja muito longe de se parecer com uma pintura padronizada.

A primeira unidade aqui mostrada – embora a foto já consiga identificar mais outra ao fundo, portanto, vem lote por aí – é a de numeração 3030. Tal como todos os New Torinos do grupo, vêm encarroçados no chassi OF-1721 Bluetec5 e possuem três portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes. Possuem dois letreiros da marca FRT – frontal e lateral – de cor branca.

A unidade 3030 substitui um Torino OF-1418, fabricado em 2009, entrando em operação em 2010. O veículo pode ser renumerado ou ser remanejado para a Unitrans, que já tem três Torinos com o chassi oriundos da extinta Atar Locações Inteligentes, nenhum deles adaptado para cadeirantes.

E essa pintura?

A própria pintura é a prova de que as empresas campinenses, tal como em João Pessoa, determinam o padrão por si próprias. Está longe de se parecer com o padrão Santa Maria que só a Cabral adotou. Os ônibus da Transnacional campinense virão com as partes superior e quinas na cor vermelha, e as laterais brancas. Na traseira – e certamente na dianteira – lá estão elas, as três listras verde, vermelha e azul que identificam a Transnacional.

Outro detalhe que chama a atenção é a tipologia da numeração, a mesma empregada pela Nacional de Luxo e até então pela São Jorge, que abandona esse padrão com a adoção da pintura da Navegantes, mas a mantém na pintura do fretamento.

As unidades da Transnacional estão vindo da fábrica matriz da Marcopolo, em Caxias do Sul, uma vez que a Marcopolo Rio está em lay-off. A última compra da empresa a vir da fábrica gaúcha foram os trucados e articulados de João Pessoa em 2011, os quais foram os primeiros a virem com o atual padrão da Unitrans.

Mais novidades da renovação de 2016 da Transnacional – e do Grupo A.Cândido – você ficará sabendo a qualquer momento, no Portal Ônibus Paraibanos.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.