Fonte: Juntos a Bordo
Fotos: Victor Schanuel / Divulgação
Ao completar 60 anos de atividades, a Empresa São Cristóvão, de Patos de Minas, festeja a qualidade dos seus serviços e não esconde o orgulho em proteger a Natureza e oferecer aos colaboradores o melhor ambiente de trabalho.
Um dos grandes orgulhos da Empresa São Cristóvão, que há 60 anos opera no setor de tranporte rodoviário de passageiros, é a qualidade dos serviços prestados aos seus usuários. Seu outro grande orgulho não está diretamente relacionado aos ônibus e serviços da companhia, mas ao local privilegiado onde ela instalou sua sede, na cidade de Patos de Minas: embora situado no perímetro urbano da cidade, o lugar diferencia-se por contar com uma represa com fonte de água natural e cercado de numerosas espécies de árvores frutíferas.
A vegetação também atrai e abriga várias espécies de pássaros. Todo o conjunto tem sido cuidadosamente mantido pela transportadora desde quando ela escolheu a área e decidiu conservar boa parte do ecossistema que encontrou no local. Tal zelo foi observado ao se projetar e implantar as atuais edificações. A atitude de respeito ao meio ambiente foi também uma forma de proporcionar aos colaboradores um local de trabalho saudável que a escrupulosa obediência às normas de segurança do trabalho valoriza ainda mais.
RECONHECIMENTO
Ao comemorar 60 anos, a companhia mantém a mesma visão (“Estar entre as melhores empresas de transporte do País”) e os mesmos valores que, desde o início, balizaram sua atuação, buscando sempre a renovação de sua frota e a seleção escrupulosa de seus colaboradores, fazendo deles auxiliares valiosos para a consecução do seu principal objetivo, que é prestar serviços de transporte com excelência e conforto. Foi assim que, durante todos estes anos, a Empresa São Cristóvão acompanhou e participou do crescimento do País, do seu Estado e da cidade onde está instalada, oferecendo uma grande contribuição no transporte e deslocamento de pessoas para inúmeras cidades mineiras e para a Capital Federal.
Para tanto, os 32 ônibus da empresa percorrem anualmente cerca de 420.000 quilômetros, especialmente nas duas principais linhas (Patos de Minas a Brasília, e Patos de Minas a Uberlândia), em viagens diretas. Graças a isso, a São Cristóvão continua sendo reconhecida pela excelência dos seus serviços e pela competência de seus profissionais.
Além dos cuidados voltados à segurança e ao conforto dos passageiros, ela também se destaca pelo empenho em zelar pela segurança dos colaboradores e pelo transporte rápido e eficiente de suas cargas e encomendas. Seus resultados e o reconhecimento de seus passageiros refletem a atuação de uma empresa moderna, permanentemente focada no aumento da produtividade. Para tanto, ela utiliza modernas técnicas gerenciais, assimiladas ou aperfeiçoadas em cursos específicos de atualização e em estratégias de redução de custos sem comprometimento do serviço prestado. A companhia é totalmente informatizada e os passageiros têm a opção de comprar seus bilhetes via internet.
Uma das características de sua atuação é a capacidade de atender a todo eventual aumento da demanda por transporte, ao longo de todas as suas linhas e independentemente da época do ano. Todos os seus itinerários são operados sem quaisquer restrições quanto a equipamentos ou serviços.
LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
A São Cristóvão foi fundada em 1956 por um grupo de empresários de Patos de Minas, o que talvez explique o empenho em instalar e manter a sede em um lugar tão aprazível, dotado, ao mesmo tempo, de instalações modernas e da completa infraestrutura necessária para atender à constante manutenção de sua frota. Do ponto de vista operacional, a localização da São Cristóvão é também estratégica: Patos de Minas é a décima-sexta cidade mais populosa do Estado de Minas e fica a apenas 220 quilômetros de Uberlândia, maior cidade do Triângulo Mineiro e segunda maior do Estado. Para Belo Horizonte são 400 quilômetros; para Brasília, 437 quilômetros. O nome de Patos de Minas está ligado a outros empreendedores do transporte rodoviário de passageiros.
Além da sede, a São Cristóvão mantém garagens em Uberlândia, Brasilândia de Minas, Paracatu, Unaí e Brasília. A operadora mineira foi uma das primeiras empresas de ônibus a manter linha regular para a então nova Capital brasileira, ainda antes de sua inauguração. A empresa dispõe de diversos pontos de apoio (garagens, guichês) em outras cidades, o que gera muitos postos de trabalho diretos nesses lugares.
Parabéns Empresa São Cristóvão! Este é o caminho certo para muitos anos de sucesso pela frente. Essa e outras matérias você confere na nova Revista da Abrati. Leia mais em www.abrati.org.br e clique em publicações.