Aplicativo que informa horário e localização dos ônibus é lançado em João Pessoa

Fonte: Paraíba online Foto: JC Barboza O vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), presidente da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e de Fiscalização da Qualidade no Transporte Público da Câmara ...

Fonte: Paraíba online
Foto: JC Barboza

img_2513

O vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), presidente da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e de Fiscalização da Qualidade no Transporte Público da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), comemorou o lançamento do aplicativo “JampaBus”.

A aplicação é uma iniciativa lançada recentemente pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), e vai ajudar todos a saber a que horas vai passar seu ônibus, sem a necessidade de esperar muito o coletivo nas paradas.

Em 2014, o parlamentar solicitou, através do Requerimento 7.864/2014, que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Semob desenvolvessem um aplicativo para informar em tempo real a localização e o tempo estimado de espera dos ônibus.

“Em Pernambuco, no Piauí e em outros Estados brasileiros, já havia essa tecnologia. Então, solicitamos ao Executivo Municipal a realização de estudos de viabilidade técnica e financeira para disponibilizar aos pessoenses este serviço de grande utilidade pública. Fico feliz que nossa proposta foi aceita e se tornou realidade”, disse Marmuthe.

Ainda em fase de aperfeiçoamento, o “JampaBus” informa no mapa as paradas de ônibus da Região Metropolitana de João Pessoa. Assim, os usuários podem visualizar as rotas dos ônibus e checar as ruas por onde eles passam.

Também é possível visualizar os ônibus que passam em cada parada selecionada no mapa, fazer sugestões, reclamações e relatar problemas.

Além disso, o app funcionará como um auxiliar na segurança do veículo e dos usuários, já que nele constará o número do ônibus e seu itinerário, evitando que os passageiros fiquem muito tempo nas paradas esperando.

“Ao longo do nosso mandato, recebemos muitas reclamações da população relacionadas ao serviço de transporte coletivo de João Pessoa, vindas, principalmente, dos bairros mais afastados do Centro da cidade. Atrasos, superlotação e insegurança nos coletivos sempre foram as queixas mais comuns, pois causam prejuízos diretos aos passageiros. Por isso, buscamos apresentar constantemente, na CMJP, alternativas e propostas viáveis que diminuam ou resolvam esses problemas”, explicou Marmuthe.

A instalação de equipamentos com tecnologia GPS nos ônibus da capital, para informar suas localizações em tempo real, foi uma etapa fundamental para o desenvolvimento do “JampaBus”.

Com ele, é possível ainda enviar informações sobre as paradas de ônibus, conhecer o itinerário e horário de cada linha, entre outras funções. Dessa forma, o aplicativo será atualizado constantemente com o auxílio dos próprios usuários.