Polonês Solaris Urbino é nomeado ´Ônibus do Ano 2017`

Fonte: Transpo online Fotos: Divulgação O Solaris Urbino foi nomeado “Bus of The Year 2017”. É o primeiro título desse tipo concedido a um fabricante polonês e, ao mesmo tempo, é a primeira vez na ...

Fonte: Transpo online
Fotos: Divulgação

solaris-22

O Solaris Urbino foi nomeado “Bus of The Year 2017”. É o primeiro título desse tipo concedido a um fabricante polonês e, ao mesmo tempo, é a primeira vez na história da competição que o prêmio vai para um veículo movido a bateria.

A competição deste ano foi realizada em Bruxelas. Ebusco, Irizar, Van Hool, Solaris e Mercedes-Benz também concorreram ao prêmio. Os primeiros quatro produtores participaram do concurso com ônibus elétricos, enquanto a Mercedes escolheu um modelo movido a gás natural (GNV).

O novo Solaris Urbino 12 elétrico, avaliado por um júri de editores de publicações especializadas de 20 países, é equipado com baterias de 240 kWh. Dois sistemas de carregamento foram instalados no ônibus: um usando um pantógrafo, para carregar durante as escalas em pontos de ônibus, e outro usando um plug-in para o carregamento na garagem de ônibus.

Durante a competição, em Bruxelas, o Solaris movido a bateria foi carregado por meio de um carregador de nova geração com potência de 80 kW, concebido e produzido pela Ekoenergetyka-Polska. O carregador móvel do tipo plug-in foi conectado a um poste com um pantógrafo especialmente concebido para essa finalidade. Graças a esta solução a autonomia do Urbino elétrico é praticamente ilimitada.

solarissss-222

A competição para eleger o Ônibus do Ano tem sido organizado desde 1989. A cerimônia oficial do “Bus of the Year 2017″ será realizada durante a feira IAA em Hannover neste  mês de setembro.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.