Primeiro ônibus nacional movido a GNV passa a operar no Recife

Fonte: Detran PE Fotos: Divulgação O Secretário das Cidades, Francisco Papaléo, colocou em operação na manhã de hoje, 18, acompanhado do diretor presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, ...

Fonte: Detran PE
Fotos: Divulgação

17073793080009305600000

O Secretário das Cidades, Francisco Papaléo, colocou em operação na manhã de hoje, 18, acompanhado do diretor presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Ruy Rocha, o primeiro ônibus nacional movido a Gás Natural Veicular (GNV). A ideia é mostrar a funcionalidade e os benefícios com a implantação desse tipo de ônibus, que acontece em parceria com a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Empresa Metropolitana e Scania.

Entre as vantagens elencadas neste modelo de ônibus estão a redução de gases poluentes, redução de custos operacionais por quilômetro rodado, bem como da poluição sonora. Em comparação com um veículo similar a diesel, ele emite 70% menos gases poluentes. Além disso, o veículo traz mais conforto ao operador e aos usuários visto que ele possui motor traseiro, câmbio automático, piso baixo e ar-condicionado.

A operação tem início no dia 19 de outubro e segue até o dia 10 de novembro, na linha 117 – Circular (Prefeitura/Cabugá), que trafega pelas principais ruas do Centro do Recife. Durante o período de operação da linha, o Grande Recife irá analisar a performance do veículo. Serão avaliados o consumo do gás natural, a eficiência do motor e os custos operacionais.

20161018092643949004a

Entre os presentes ainda estiveram o presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, Luiz Medeiros e o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, que na ocasião destacou a importância da ação. “Pernambuco dá um grande salto sendo pioneiro no uso de combustível menos agressivo ao meio ambiente no transporte de passageiro e ainda garantindo mais conforto aos usuários. Parabenizo o secretário Papaléo pela excelente inciativa e nos colocamos também como parceiro para outras ações como essa”, concluiu Ribeiro.

onibus

A linha 117 – Circular (Prefeitura/Cabugá) opera com nove veículos, realizando 149 viagens e com demanda de 5 mil usuários/dia. O primeiro ônibus nacional movido a GNV é um modelo Scania K 280 6×2, de 15 metros, com capacidade para até 130 passageiros.