Há 30 anos, Recife recebia ônibus a gás

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos / Recife de antigamente Fotos: Thiago Martins de Souza / História dos Transportes de Pernambuco No último dia 18, começou a operar em Recife, o primeiro ônibus nacional ...

Fonte: Portal Ônibus Paraibanos / Recife de antigamente
Fotos: Thiago Martins de Souza / História dos Transportes de Pernambuco

gas

No último dia 18, começou a operar em Recife, o primeiro ônibus nacional movido a gás natural veicular (GNV). A implementação desse serviço, foi possível através de uma parceria entre a Scania e a Empresa Metropolitana.

Porém, nos anos 1980, Recife teve outro ônibus a gás. Veja o texto abaixo:

“Em 1986, era lançado pelo governo estadual em parceria com algumas empresas, o ônibus a gás. Considerado na época o “combustível do futuro”, essa energia limpa trazia benefícios e vantagens, como não poluir o ar, ser mais econômico e de fácil utilização. A medida representava uma diminuição do custo da passagem. Trazendo na pintura um tema bem pernambucano, o Frevo, o primeiro ônibus movido a gás recebeu o apelido carinhoso de ‘Frevão’. “

14718821_1850731091734099_8711830969198021465_n

A operação iniciou no dia 19 de outubro e segue até o dia 10 de novembro, na linha 117 – Circular (Prefeitura/Cabugá), que trafega pelas principais ruas do Centro do Recife. Durante o período de operação da linha, o Grande Recife irá analisar a performance do veículo. Serão avaliados o consumo do gás natural, a eficiência do motor e os custos operacionais.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.