Princesa dos Campos se consolida entre as maiores empresas do Brasil

De Princesa Dos Campos Imagens Divulgação Mesmo diante da instabilidade da economia brasileira, 2016 terminou com saldo positivo para o Expresso Princesa dos Campos. A empresa, que tem mais de 80 anos ...

De Princesa Dos Campos
Imagens Divulgação

centro-de-distribuicao-princesa-dos-campos-11
Princesa dos Campos se consolida entre as maiores empresas do Brasil – Centro de Distribuição na região da CIC em Curitiba

Mesmo diante da instabilidade da economia brasileira, 2016 terminou com saldo positivo para o Expresso Princesa dos Campos. A empresa, que tem mais de 80 anos de tradição no serviço de transporte de passageiros e encomendas, consolidou sua participação no grupo das maiores companhias do Sul do Brasil.

Parte deste resultado é fruto da implantação de um novo modelo de gestão empresarial, focado na Governança Corporativa, que tem por objetivo a melhoria permanente dos processos de trabalho, além de oferecer maior transparência tanto à comunidade como ao mercado e aos próprios acionistas.

Os investimentos realizados pela empresa ao longo de 2016 também demonstram solidez e servem de indicador da expansão projetada para o médio e longo prazos. Uma prova disto é o início da operação do novo Terminal Multifuncional de Encomendas, instalado estrategicamente na Cidade Industrial de Curitiba. A empresa investiu R$ 25 milhões para construir um dos mais modernos centros de logística do Brasil.

Em paralelo, foram investidos outros R$ 21 milhões na renovação da frota de ônibus. A empresa adquiriu 36 novos veículos, equipados com o que há de mais moderno em segurança e conforto. Com estes novos carros, a idade média da frota geral da empresa está na casa de 4,5 anos. Uma das menores no segmento.

florisvaldo_hudinik_2
Florisvaldo Hudinik, presidente da Princesa dos Campos

O presidente da Princesa dos Campos, Florisvaldo Hudinik, considera que o aperfeiçoamento dos processos de gestão é importante, assim como os investimentos na infraestrutura e equipamentos. “Porém, o mais importante é o investimento na capacitação das pessoas. Desenvolvemos diversos treinamentos, envolvendo profissionais de todas as áreas da empresa. Desta forma, vários deles conseguiram progredir na carreira. Também colocamos em prática um projeto sobre inovação, convidando as pessoas para contribuir com ideias para a melhoria dos processos. Isto faz a diferença. Quando o time todo está envolvido, os resultados são consequência”, enfatizou Hudinik.

Premiações 

O balanço positivo da Princesa dos Campos ficou expresso através das premiações recebidas. A empresa está incluída na lista das 500 maiores do Sul. O ranking, elaborado pela Revista Amanhã, em parceria com a consultoria PwC. O estudo toma com base as informações públicas do balanço contábil das companhias, considerando o Valor Ponderado de Grandeza, que inclui a Receita Líquida e Patrimônio Líquido. De acordo com o ranking, a Princesa dos Campos subiu 11 posições na comparação dos dados de 2015/2014. O crescimento foi de 5,43%.

A Princesa dos Campos conquistou o prêmio Top do Transporte, um dos principais reconhecimentos do setor de cargas no Brasil. A homenagem é concedida pelas editoras Frota e Logweb, com base na Pesquisa Nacional dos Fornecedores de Serviços de Transportes. Participam da pesquisa mais de 4 mil profissionais com atuação reconhecida em 14 segmentos econômicos.

princesa-dos-campos-vila-velha

Gestão para Excelência 

Como forma de consolidar a busca pela excelência na gestão empresarial, a Princesa dos Campos aderiu ao Programa de Incentivo, Treinamento e Educação para a Melhoria da Eficiência da Gestão do Transporte e Trânsito Urbanos, mantido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Este programa tem objetivo de estimular as empresas na busca da excelência dos serviços prestados e na melhoria da qualidade do transporte e da gestão empresarial. Esse trabalho ocorre por meio de um conjunto de atividades de avaliação da gestão, complementado por treinamentos e busca de novos métodos de gestão.

DCIM100MEDIADJI_0406.JPG

Expectativa 

O presidente da Princesa dos Campos afirma que a empresa mantém o objetivo de continuar crescendo nos próximos anos. Hudinik comenta que, apesar da expectativa de baixo rendimento da economia nacional em 2017, é preciso construir um ambiente positivo para os negócios. “Este processo de recessão vai chegar ao fim, em algum momento. Enquanto isto, as empresas precisam encontrar novas soluções para as operações, fazer mais com menos: inovar. Estamos buscando fazer isto na Princesa dos Campos e acreditamos que mais empresas estão caminhando na mesma direção. Temos que acreditar na melhoria e trabalhar para que ela aconteça”, finalizou.