De Ônibus Paraibanos
Por Josivandro Avelar
Imagens Acervo histórico Paraíba Bus Team
A história da Expresso Guanabara na Paraíba começou em 1995. Então com três anos de vida, a empresa começava a ir além do Ceará, e um desses passos foi a compra da já lendária Transparaíba. O negócio foi fechado pelo próprio Jacob Barata, que o concluiu pessoalmente na garagem da empresa em Bayeux.
18 ônibus da Transparaíba foram aproveitados nessa primeira fase. Praticamente todos eles foram repintados com a pintura clássica da Guanabara. Além disso, várias novas unidades foram sendo incorporadas, ainda com o nome Transparaíba, até a transição gradual para a marca Guanabara.
Ao longo dos anos, a Guanabara vai incorporando sua frota e sua filosofia nas linhas intermunicipais da Paraíba. E elas são as que vão mais longe dentro do estado, ligando João Pessoa ao Sertão, levando vidas e histórias, fixando a identidade da Guanabara nas estradas da Paraíba.
E seguindo o ritmo do crescimento a empresa vai mais além. Com a compra da Transparaíba, a Guanabara pôde interligar João Pessoa a cidades do interior do Ceará, como Juazeiro do Norte e Crato, que ficam após Cajazeiras, destino da sua linha mais longa (bem como a mais longa intermunicipal do estado). Na linha para o Crato, a Guanabara já opera com veículos Galaxy, o Double Decker da empresa. Isso nos relembra um projeto ousado da Transparaíba de colocar Double Decker em suas linhas para o Sertão já em 1991, o que a Guanabara agora realiza 25 anos depois com a inclusão dos Galaxy na linha João Pessoa X Crato.
E é levando histórias de vida que a Guanabara construiu sua identidade nesses 22 anos de Paraíba dos seus 25 de história. Histórias de quem não esqueceu de suas raízes e sempre lembra de voltar para visitar parentes e amigos, bem como no caminho inverso, do Sertão ao Litoral. Histórias de vida e de sucesso são os maiores ativos que a Guanabara leva diariamente nas estradas da Paraíba.