Por Josivandro Avelar
Imagem Jovani Cecchin
Versão articulada da atual versão do Torino, o Torino Express segue conquistando clientes, que solicitam o modelo em configurações mais robustas. É o caso da SOUL – Sociedade de Ônibus União -, sediada em Alvorada-RS e operadora de linhas metropolitanas na Grande Porto Alegre.
A empresa adquiriu unidades de 21 metros, encarroçadas no chassi B340M da Volvo. É o máximo que um chassi articulado de três eixos pode atingir – superarticulados, com 4 eixos, possuem 23 metros. Para efeito de comparação, o articulado da Expresso Azul, do sistema de Curitiba, com o mesmo modelo de carroceria e chassi, possui 18 metros.
As unidades da SOUL possuem três portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes. Possui dois equipamentos de ar condicionado, um para cada vagão, além de letreiros eletrônicos frontal e lateral.
A pintura dos veículos é padronizada. Trata-se do padrão Metroplan, das linhas metropolitanas do Rio Grande do Sul, empregado nas linhas da Grande Porto Alegre e Aglomerações Urbanas.