Estudante de jornalismo apresenta TCC sobre plano de comunicação para a empresa Viação Sonho Dourado

Por Sonho Dourado – Paulo Henrique Medeiros Imagens Divulgação A comunicação de uma empresa que oferece serviços de transporte coletivo precisa ser transparente e objetiva com seus passageiros. ...
Image

Por Sonho Dourado – Paulo Henrique Medeiros
Imagens Divulgação

WhatsApp Image 2018-06-20 at 11.26.07

A comunicação de uma empresa que oferece serviços de transporte coletivo precisa ser transparente e objetiva com seus passageiros. Desde as informações sobre rotas e horários que interferem diretamente na organização do dia a dia das pessoas até às eventuais novidades que a empresa possa oferecer ao seu público.

Para estreitar essa aproximação entre a empresa de transporte coletivo municipal, a Viação Sonho Dourado e a população do munícipio de Santa Rita (PB). O estudante de jornalismo, Paulo Henrique Medeiros desenvolveu um plano de comunicação durante seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado e aprovado na noite desta terça-feira (19), na Uninassau João Pessoa.

O plano de comunicação permite que a empresa tenha um posicionamento estratégico e esteja mais próxima e transparente diante de seus públicos, e ainda, poder aumentar a assertividade de campanhas informativas, com mensuração de objetivos e resultados.

Para a criação do plano, o estudante montou um raio-x da empresa, a partir da análise de Swot (Fofa, traduzido do inglês), que permite reconhecer forças, oportunidades, fraquezas e ameaças entre a empresa e seus públicos internos e externos.

No TCC, Paulo Henrique destacou que os profissionais de asessorias de imprensa intermediam a relação entre assessorados (pessoas ou instituições) com veículos de mídia, através de um posicionamento positivo estratégico. A partir da distribuição de informações de interesse público que prezam pela transparência da empresa na sociedade.

Segundo Paulo, a assessoria de imprensa é responsável por pautar, acompanhar e coordenar a exposição de seu assessorado na mídia. “Os jornalistas que atuam em assessorias utilizam técnicas e critérios que estabelecem a relevância de seus conteúdos, diante do interesse público necessário para a divulgação de notícias em produtos informativos, como: notas, flashs ao vivo, notícias, entrevistas, reportagens e cobertura de eventos”, conclui o estudante.