Ônibus Mercedes-Benz com motor dianteiro e transmissão Alisson

Por Planet Carz Imagem Divulgação O novo ônibus Mercedes-Benz OF 1721 L, equipado com uma transmissão totalmente automática Allison, será exibido na Lat.Bus & Transpublico 2018, Feira de ...
Image

Por Planet Carz
Imagem Divulgação

Malagrine

O novo ônibus Mercedes-Benz OF 1721 L, equipado com uma transmissão totalmente automática Allison, será exibido na Lat.Bus & Transpublico 2018, Feira de Transporte da América Latina, de 31 de julho a 2 de agosto no Transamérica Expo Center.

A parceria entre a Allison Transmission e a Mercedes-Benz criou uma nova categoria para os ônibus voltados para o transporte público no Brasil. O chassi estará em exibição no estande da Allison.

“A transmissão automática traz ótimas vantagens para as empresas de transporte, otimização da manutenção e maior durabilidade do trem de força” afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Já o motorista ganha mais conforto para dirigir, além de aumentar sua atenção no trafego, e os passageiros, mais bem-estar a bordo, devido à troca de marchas mais suaves”.

Projetado para receber carrocerias de até 13.2 metros, o chassi Mercedes-Benz vem equipado com um motor dianteiro OM 924 LA, com 208 cv de potência e torque máximo de 780 Nm, suspensão pneumática, e recebeu uma transmissão automática Allison T 3270 xFE, de seis velocidades.

Além da sua utilização para o transporte urbano de passageiros, a configuração de motor dianteiro, suspensão pneumática e transmissão automática, o OF 1721 L tem amplas possibilidades de aplicação. Podem ser usados como alimentadores dos sistemas Bus Rapid Transit (BRT), para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, para fretamentos turísticos eventuais, e para o transporte rodoviário de curtas distâncias.

“A disponibilização da transmissão automática Allison para o chassi OF 1721 L permite que a Mercedes-Benz dê mais opções para que os clientes configurem seus ônibus de acordo com suas demandas e as características da operação”, comenta Barbosa.

 xFE oferece economia extra

A transmissão T 3270 vem equipada com a tecnologia Allison xFE, que oferece um nível ‘extra’ de economia de combustível em até 7%. Os modelos xFE foram projetados para proporcionar uma operação de bloqueio do conversor de torque significativamente mais longa, de modo a propiciar menor rotação do motor nas marchas altas para melhorar excepcionalmente o consumo de combustível. Os modelos xFE também são compatíveis com motores movidos com combustíveis alternativos, além de incorporar os recursos proporcionados pelo sistema FuelSense 2.0 com sistema DynActive Shifting, que proporciona uma combinação infinitamente variável de pontos de trocas de marchas. O FuelSense 2.0 usa um algoritmo de aprendizado em tempo real que determina o equilíbrio ideal entre economia de combustível e desempenho.

As vendas dos Mercedes-Benz Brasil OF 1721 com as transmissões totalmente automáticas Allison estão programadas para ter início em 2019, mas existe a previsão da produção uma pré-série ainda para este ano.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.