Menos de 42% das paradas de ônibus em João Pessoa possuem abrigos para passageiros

Por Correio da Paraíba Imagem Walla Santos O Jornal Correio da Paraíba denunciou que apenas 41,94% das paradas de ônibus em João Pessoa contam com abrigos. No restante das paradas de transporte ...
Image

Por Correio da Paraíba
Imagem Walla Santos

O Jornal Correio da Paraíba denunciou que apenas 41,94% das paradas de ônibus em João Pessoa contam com abrigos. No restante das paradas de transporte coletivo os usuários enfrentam sol, chuva, calor e insegurança sob abrigos danificados enquanto esperam a condução. Essa denúncia foi feita pelo Portal ClickPB em janeiro deste ano, revelando praticamente a mesma situação.

Conforme a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), atualmente a cidade possui 2.096 pontos de parada, dos quais 879 com abrigo (41,94%). O diretor de Planejamento da Semob-JP, José Augusto Morosine,  disse que há critérios para que um ponto de ônibus tenha coberta. Deve estar no sentido bairro/Centro, porque na avaliação da Semob quem chega no bairro não espera, desembarca e vai ao destino. Além disso, afirma que a calçada deve ter a largura mínima de 2 metros para comportar o abrigo.

Mas de toda forma, segundo o diretor, a instalação de uma parada depende da demanda de usuários do transporte coletivo.

Ele informou que na Semob-JP há uma proposta de licitação para aquisição de mil abrigos novos. Ele acha que a quantidade é suficiente para beneficiar locais sem abrigos e ainda substituir os danificados. Somente os pontos de ônibus atualmente sem abrigos na Capital chegam a um número de 1.217.