VLT de João Pessoa não vai ser emprestado para Brasília, diz CBTU-PB

Por G1 Paraíba Imagem Everaldo Ricardo Depois da divulgação de um possível empréstimo de um dos cinco Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que circulam na Grande João Pessoa, a Companhia Brasileira de ...
Image

Por G1 Paraíba
Imagem Everaldo Ricardo

Depois da divulgação de um possível empréstimo de um dos cinco Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que circulam na Grande João Pessoa, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), por meio da Superintendência de Trens Urbanos de João Pessoa, anunciou, nesta segunda-feira (19), que o veículo não vai ser mais emprestado.

A composição de VLT seria emprestada para o Distrito Federal por uma determinação do Ministério das Cidades, com o objetivo de potencializar a mobilidade em Brasília. Com o anúncio, a Superintendência Regional de João Pessoa divulgou uma nota para pedir que o veículo não fosse emprestado.

Com isso, a CBTU produziu um laudo técnico que demonstrou que não seria possível a retirada do VLT de João Pessoa, em razão dos investimentos que estão sendo realizados com a construção de três novos desvios ferroviários, o que demandará a necessidade de mais composições circulando, além das cinco já existentes, suprindo a demanda dos usuários.

“Portanto, a CBTU afirma, com segurança, que não ocorrerá a cessão de qualquer VLT de João Pessoa para a realização de operação experimental no Distrito Federal. Mais uma vez, se afirma o compromisso da CBTU com a população paraibana, buscando, de maneira permanente, a qualidade na prestação dos serviços de transporte ferroviário de passageiros e a satisfação dos nossos usuários”, diz a nota da CBTU divulgada nesta segunda-feira.