Projeto Operador em Ação da Unitrans começa última etapa com treinamento sobre turbina e avaliação preliminar de resultados

Por News Comunicação Imagens Divulgação Os motoristas da empresa de ônibus Unitrans começaram nesta segunda-feira (19) a última uma etapa do projeto Operador em Ação 2018. Até o dia 22, os operadores ...
Image

Por News Comunicação
Imagens Divulgação

Operadores da Unitrans durante a última etapa do projeto

Os motoristas da empresa de ônibus Unitrans começaram nesta segunda-feira (19) a última uma etapa do projeto Operador em Ação 2018. Até o dia 22, os operadores trabalharão uma temática operacional, focada especialmente numa peça da engrenagem do motor – a turbina – que está diretamente ligada ao desempenho do veículo, ao consumo de combustível e a própria vida útil do motor. Os instrutores Cláudio Martins, Enos Cunha e Charles Queiroz vão conduzir a capacitação que também conta com a gerente de RH, Isabela Maria e Alysson Ricartti, do Tráfego da Unitrans.

A última etapa vai abordar a turbina e sua importância no motor

Dividido em cinco etapas bimestrais, com duas turmas por dia, sendo uma pela manhã e outra à tarde, e divididas por terminais de linhas para que todos os profissionais possam participar, o Projeto começa agora a última etapa antes da cerimônia de premiação dos melhores operadores do ano, que acontece no dia 18 de dezembro. Segundo Isabela, 560 operadores, o equivalente a 60% do quadro, estão com 100% de frequência aos treinamentos do Projeto, um dos pré-requisitos para concorrer às premiações que vão de um brinde ao final do projeto, passando por folgas no Natal ou Reveillon, um sorteio de uma TV para a maior pontuação do terminal até uma viagem, com tudo pago, para conhecer a fábrica da Marcopolo no Rio de Janeiro. A viagem vai contemplar três operadores que obtiverem as maiores pontuações do ano.

Nesta última etapa do Projeto, antes de ser abordada a questão da turbina, o chefe de tráfego Allisson Ricartti, apontou alguns resultados do Operador em Ação, que embora seja voluntário, tem tido um bom engajamento dos profissionais e mostrado uma curva ascendente de resultados positivos. “Nós não obrigamos ninguém a vir, mas, todos sabem que é muito importante essa participação porque ela reflete o compromisso do profissional em querer melhorar cada vez mais. E essa participação tem se transformado em resultados positivos, a exemplo da redução dos acidentes, da melhor operação dos veículos, na melhoria da prestação do serviço, nos índices de cumprimento de horários, etc”, destacou Allisson.

A última etapa do projto será desenvolvida até o dia 22

Na parte operacional, os instrutores falaram sobre a importância da turbina na operação do motor e deram dicas importantes que ao serem colocadas em prática influenciam diretamente no desempenho do veículo, a exemplo de evitar altas rotações e aguardar 30 segundos para dar partida ou após parar o carro para desligar o motor. “A turbina é uma peça cara cujo tempo de vida útil pode ser reduzido em 50% caso a operação do veículo não seja correta”, explicou Charles Queiroz.

Prpjeto Operador em Ação da Unitrans entra na última etapa

O ‘Operador em Ação’ é um Programa de capacitação permanente da Unitrans, que existe desde 2012, e aborda temas ligados ao cotidiano dos operadores. A iniciativa busca qualificar os operadores com treinamentos diversos, com o objetivo de melhorar a prestação de serviço da empresa e ao mesmo tempo reconhecer o empenho e dedicação dos profissionais na melhoria continua dos processos que envolvem a operação de transporte de passageiros em João Pessoa.