A antiga frota da Gontijo em vídeo

Venha ver os ônibus antigos da Gontijo
Image

Por Ônibus Paraibanos com informações de Juntos a Bordo
Vídeo Geraldo Silva

A Gontijo nasceu em 1943 com uma Jardineira Chevrolet Comercial 1940 conduzida por um jovem de 19 anos, que também era trocador e mecânico. Abílio Gontijo criou uma empresa “grande”, desde o início, pela competência e dedicação com que conduzia os negócios.

A partir da década de 1950, com o incremento do processo de industrialização do Brasil, a população passou a se deslocar da área rural para as cidades. A Gontijo soube aproveitar essa marcha da história, crescendo junto com o país. Em 1949, o fundador da Gontijo decide transferir-se de Carmo do Paranaíba para Patos de Minas e consegue fazer a primeira ligação com Belo Horizonte.

Apesar das dificuldades, Abílio Gontijo sabia que tinha de prosseguir sua viagem. Embarcou em um dos ônibus e mudou-se para Belo Horizonte, em 1965, quando a capital mineira ainda era uma cidade de médio porte e de vida pacata e seguiu expandindo suas linhas nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais. Na década seguinte, a Gontijo chega ao nordeste e ao centro oeste do país.

Em 1981 foi inaugurado o Parque Rodoviário Gontijo, no bairro Engenho Nogueira, em Belo Horizonte. Ele é hoje um dos mais modernos centros administrativos e de manutenção de empresa de transporte no país, com uma área de aproximadamente 100.000 metros quadrados e capacidade de operação para 2000 ônibus.

Nos anos 90 os carros da Gontijo passam por locais tão distintos que podem dar o tom dos contrastes e da dimensão do Brasil. Podem estar cruzando a Via Dutra, a principal estrada do país, ou cortando o vasto Planalto Central em direção à região norte. Nesta época a empresa começou a ganhar prêmios e reconhecimento por seus serviços.

Em dezembro de 2003 adquire as empresas Cia. São Geraldo de Viação  e Viação Nacional, ampliando a área de atuação da Gontijo.

E trazendo mais um vídeo do canal do nosso amigo Geraldo Silva, vamos matar a saudade dos antigos ônibus da Gontijo. Veículos que compuseram a frota da empresa desde os anos 60 e até hoje impressionam os admiradores da Gontijo, de ônibus e a todos que veem os ônibus da empresa cortando as estradas nacionais e internacionais.

https://youtu.be/sIHaeyOkpWs

Vejam e relembrem os bons tempos, pois assim como outros vídeos do canal do Geraldo Silva repleto de relíquias, não tem como não se emocionar.