Raridade da Rio Tinto achada no sertão paraibano

Oito anos depois, veículo ainda mantém as características da Rio Tinto.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Acervo histórico Paraíba Bus Team

Nos anos 2000, a Viação Rio Tinto adquiriu seis unidades do micro-ônibus Busscar Micruss com chassi Volkswagen 8-140 CO. Foram cinco adquirido 0 km e posteriormente um seminovo oriundo da Real Bus, prefixado como 1445, e os comprados 0 km foram numerados como 1420, 1460, 1470, 1480 e 1490.

Compondo o serviço Express, eles possuíam internamente  25 poltronas reclináveis, ar condicionado, som e tv, porém com o tempo, esses Micruss passaram a não dar mais conta do recado, eram escalados em linhas de grande porte, como quase todas da Rio Tinto, e lotavam rápido, andando quase sempre com passageiros em pé, além de constantemente terem problemas mecânicos. Em 2011 a empresa começou a se desfazer deles, sendo substituídos por Marcopolo Ideale. Boa parte deles foram vendidos a particulares ou a pequenas empresas do interior paraibano.

E um desses Micruss, o 1420, foi achado recentemente na cidade de Conceição do Piancó. distante cerca de 482 de km da capital paraibana. O microônibus, pertencente a um particular, manteve todas as suas características de quando pertencia a empresa com sede na cidade de Bayeux.

WhatsApp Image 2019 07 11 at 22.37.57

Mesmo desgastado pelo tempo, o layout utilizado na época pela empresa, com prefixo e nome tanto da empresa quanto do serviço ao qual ele fazia parte, o Express, foi mantido. O veículo está emplacado em Juazeiro, Bahia e inclusive rodou no interior baiano do mesmo jeito que se encontra hoje.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.