Novo Sistema de Transporte Coletivo da 4ª Regional de Rio Branco cria duas novas linhas

O novo Sistema de Transporte Coletivo da 4ª Regional de Rio Branco foi lançado pela prefeitura nesta terça-feira
Image

Por Opinião
Imagens Divulgação

O novo Sistema de Transporte Coletivo da 4ª Regional de Rio Branco, lançado pela prefeitura na terça-feira, 23, cria duas novas linhas de ônibus na capital. “Circular Ufac” e “Ipê” são os novos percursos que a empresa responsável por atender a região começará a fazer a partir de sábado, 27, quando as mudanças entrarem em vigor. Além do reforço na oferta, a nova organização do transporte público na região retira três linhas da região, que não se deslocarão mais até o Centro.

“Custódio Freire/Aeroporto”, “Tucumã/Rui Lino” e “Jorge Kalume/Distrito Industrial” são as linhas que deixarão de ir até o Terminal Urbano para circular dos bairros até o Terminal de Integração do Tucumã, próximo a Universidade Federal do Acre (Ufac). De lá os passageiros que precisarem ir até o Centro da cidade serão levados por cinco novos ônibus articulados e com ar-condicionado. Os novos veículos exclusivos para a 4ª Regional também foram entregues ontem.

1 Lançamento do Novo Sistema de Transporte Coletivo na regional Tucumã Fotos Assis LIma 19 2

A ideia é que o novo organograma diminua o tempo de espera dos usuários que utilizam as três linhas e que a ida até a região central seja feita de maneira mais confortável à população. Ao falar sobre as alterações, a prefeita Socorro Neri destacou que o fluxo de veículos de grande porte nas ruas do Centro será reduzido a partir do início do novo sistema. Além disso, ela destacou que as mudanças não causaram nenhum custo financeiro ao Município e vão beneficiar várias pessoas.

“Esse novo sistema é o tronco alimentado que terá linhas alimentadoras entrando nos bairros e deixando os usuários no Terminal de Integração do Tucumã, que pegarão os ônibus articulados para qualquer lugar da cidade. Iniciamos essa novidade na 4ª Regional, mas pretendemos estendê-la para os outros terminais de integração que já foram construídos e outros dois novos que estamos viabilizando para concretizar. Com as duas novas linhas, ofertamos mais conforto”, disse Neri.

A linha “Circular Ufac” circulará somente dentro da universidade acreana. Já a linha “Ipê” sairá do bairro de mesmo nome para levar os usuários até o Hospital Veterinário da Ufac. As demais funcionarão normalmente nos bairros que atendem e irão até o Terminal de Integração do Tucumã. A chefe do executivo municipal lembrou que a 4ª Regional foi escolhida para iniciar o novo sistema como forma de teste, em que a operação será acompanhada pela prefeitura de perto.

“É preciso acompanhar devidamente e fazer os ajustes necessários quando eles surgirem futuramente. Todo o objetivo é atender melhor os usuários do transporte público. Não há possibilidade de melhorar a mobilidade urbana de Rio Branco sem aprimorar o sistema de transporte coletivo. O uso individual de veículo causa colapso no trânsito das cidades. Vamos acompanhar passo a passo a implantação do novo sistema para levá-lo a toda cidade”, disse Neri.

Para informar a população sobre as mudanças, a prefeitura fará campanhas publicitárias em rádio, televisão, outdoor’s, busdoor e em grupos de aplicativos de mensagens. Além disso, a empresa responsável pela operação das linhas disponibilizará funcionários dentro dos ônibus para explicar aos passageiros a nova organização. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) também adotará a medida de disponibilização de servidores nos veículos.

1 Lançamento do Novo Sistema de Transporte Coletivo na regional Tucumã Fotos Assis LIma 19 1

Superintendente da RBTrans, Nélio Anastácio destacou que o novo Sistema de Transporte Coletivo não trará aumento no valor da tarifa de ônibus aos riobranquenses. Ele destacou que um planejamento para iniciar a novidade é feito desde o início do ano. “Com essa implantação a gente tira 12 ônibus de circulação do Centro, o que impactará positivamente no trânsito. Além disso há o aumento da quantidade de pessoas no carro. Enquanto os normais comportam 80 pessoas, capacidade máxima, os ônibus articulados conseguem transportar, em média, 148 passageiros”.