Expresso Azul vence licitação do transporte

O Consórcio Lajeado tem cinco dias para recorrer a decisão. Expresso Azul venceu em sorteio público
Image

Por Informativo
Imagem JC Barboza

A empresa Expresso Azul de Transportes S/A venceu a licitação do transporte público de Lajeado e deve assumir o serviço. O valor da tarifa será de R$ 3,93. A Expresso Azul e o consórcio Lajeado constituído pelas empresas Viação Sartori e Turismo Barcelos eram as concorrentes pela concessão.

Na tarde desta quinta-feira (9), a comissão de licitação da prefeitura abriu os envelopes com as propostas financeiras. Conforme o edital, a concorrência pública leva em conta o menor valor da tarifa. No entanto, as duas empresas apresentaram as mesmas propostas de R$ 3,93. Com isso, a comissão realizou um sorteio público.

Os nomes das duas concorrentes foram colocados em envelopes e uma pessoa isenta do processo escolheu um. A Expresso Azul de Transportes foi sorteada. Eles prestam o serviço de transporte coletivo em Bento Gonçalves e Farroupilha. Conforme o assessor jurídico da prefeitura, Natanael dos Santos, a previsão é que a nova empresa comece a operar em março. O Consórcio Lajeado informou que irá analisar os documentos e recorrer a decisão. O prazo para recorrer é de cinco dias.

O transporte do futuro

A empresa vencedora da concorrência pública deverá implantar bilhetagem eletrônica em todos os ônibus. O usuário terá um cartão recarregável que será lido por um aparelho no coletivo. Além disso, as linhas deverão ser informadas pela internet e por um aplicativo para celular. Os ônibus deverão ter GPS para o usuário acompanhar em tempo real a localização.

A frota de Lajeado será de 34 veículos. Destes, 26 serão comuns e cinco devem ter ar-condicionado. Três serão usados de reserva. Dez coletivos deverão ter acesso para cadeirantes. Em caso de ônibus novos, eles já devem ter acessibilidade e ser climatizados. A frota deverá ter idade média de 8 anos e no máximo 15.

Detalhes do edital

Prazo de 10 anos, que pode ser prorrogado para mais 10
Inclusão do sistema de bilhetagem eletrônica
Divulgação dos serviços pela internet e aplicativo de celular
31 ônibus, sendo cinco com ar-condicionado e dez com acessibilidade
Frota de no mínimo 8 anos e máxima de 15
Dois motoristas por ônibus


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.