Ônibus da Veleiro são autuados e removidos por operar linhas cedidas a outras empresas; empresa alega perseguição

Mesmo tendo suas linhas cedidas para outras empresas, empresa alagoana as operou assim mesmo e foi autuada pelo órgão regulador por transporte irregular. Empresa alega perseguição do órgão e avisa que ...
Image

Por Ônibus Paraibanos, com informações da Ascom SMTT e G1 Alagoas
Fotos Ascom SMTT

Em mais um capítulo da novela da crise da Auto Viação Veleiro, a SMTT – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió – autuou e removeu três ônibus da empresa – entre eles, seu único New Torino. O motivo da atuação é o fato da empresa estar operando linhas que são dela, mas que foram cedidas para outras empresas em virtude da interdição de 49 ônibus, o que segundo a SMTT seria operação irregular.

Durante a ação, os veículos da Veleiro foram flagrados realizando o itinerário das linhas 907 – Trapiche/ Ufal, 213 – Vergel/ Ponta Verde (Via Avenida) e 201 – Circular I. De acordo com a portaria, a empresa está proibida de realizar essas viagens, já que elas foram delegadas às empresas Real Alagoas, Cidade de Maceió e São Francisco, respectivamente.

WhatsApp-Image-2020-01-23-at-11.31.24-768x1024

Por causa disso, a empresa não só teve mais três ônibus lacrados, como também foi multada por transporte irregular de passageiros, pelo artigo 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é considerada de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47.

“Recebemos denúncias de usuários do SIMM de que essas as viagens estavam sendo realizadas clandestinamente pela Veleiro. As equipes de monitoramento checaram pelo sistema de georreferenciamento e constataram a irregularidade.  Após este procedimento, os fiscais foram encaminhados às ruas para autuar os coletivos por descumprimento da portaria. Todos os passageiros que utilizavam os carros da Veleiro foram embarcados em novos ônibus, sem pagamento de uma tarifa adicional. Os veículos clandestinos foram encaminhados ao pátio da Superintendência”, explicou Alexsandre Serafim, assessor técnico de Transportes da SMTT. As informações são da Assessoria de Comunicação da SMTT.

2BDC8B69-BF57-4242-B266-16B71D65051F-577x1024

Veleiro se defende

A Auto Viação Veleiro enviou uma nota de esclarecimento ao G1 Alagoas, reproduzida na íntegra pelo portal. A empresa alega que está sendo perseguida pela SMTT depois que a representou junto ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. Considera ainda a acusação de que estaria fazendo transporte clandestino como “leviana e ofensiva” e chama a atenção que não só ela, mas todas as empresas da cidade operam com ônibus acima da idade média.

WhatsApp-Image-2020-01-23-at-11.31.24-1-768x1024

Alega ainda que a SMTT transferiu as linhas mais rentáveis da empresa com o intuito de a asfixiar financeiramente, e ainda anunciou que vai tomar providências cabíveis, representando o superintendente da SMTT, Antônio Moura, por improbidade administrativa. Confira a íntegra da nota abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Empresa Veleiro, sobre a acusação de que no dia 23 de janeiro de 2020 (quinta-feira) realizou transporte clandestino e, por isso, três veículos foram removidos, esclarece o seguinte:

A acusação, além de leviana é extremamente ofensiva, uma vez que a empresa Veleiro sempre combateu o transporte clandestino, inclusive, levando o assunto para discursão com a SMTT, porém, sem solução alguma por parte da Superintendência.

A bem da verdade, a empresa Veleiro vem sendo perseguida de forma descarada pela SMTT, que, nos últimos dias, retirou suas linhas e as transferiu para as demais Empresas com o fundamento de que a frota possuía mais de 10 (dez) anos.

A perseguição fica mais evidente, quando se observa que todas as empresas do setor de Transporte Público de Maceió/AL possuem ônibus com mais de 10 (dez) anos e, mesmo assim, somente a empresa Veleiro teve todos os veículos com idade superior a 10 (dez) anos lacrados.

Em outra empresa, a SMTT apenas lacrou parte da frota com mais de 10 anos, enquanto não se tem notícia de qualquer providência no sentido, ainda, que parcial, em relação as demais empresas, apesar de, segundo relatório fornecido pela própria SMTT, o sistema todo contar com 170 (cento e setenta) veículos com idade superior há 10 (dez) anos.

Recentemente o Superintendente da SMTT se manifestou de que os veículos lacrados teriam a idade superior a 12 (doze) anos e não mais a 10 (dez) anos, contrariando o próprio edital. Porém, todos os autos de retenção da Veleiro são por possuírem mais de 10 (dez) anos, lembrando que a Empresa Veleiro possui veículos abaixo de 12 (doze) anos e, mesmo assim, se encontram lacrados!

É importante ressaltar que a perseguição, estranhamente, teve seu começo quando a Empresa Veleiro representou a SMTT junto ao TCE.

Por fim, e para piorar a situação, é importante consignar que a SMTT retirou as linhas mais rentáveis e as transferiu para as demais Empresas, ficando nítida, ainda, a intenção de asfixiar financeiramente a Veleiro, apesar dela atuar, sempre, com legalidade, probidade e transparência junto a referida Superintendência, principalmente, na tentativa de solucionar os problemas que vem enfrentando desde 2016.

A Empresa Veleiro lamenta, veemente, a postura da SMTT e informa que está tomando todas as providências cabíveis, inclusive, representando o Superintendente da SMTT, senhor Antônio Moura, por improbidade administrativa, bem como na esfera cível e criminal.