Itapemirim e suas lembranças dos ares

Material na garagem de Fortaleza relembra a primeira ITA, empresa que a atual gestão da Itapemirim quer colocar de volta nos ares
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Paulo Rafael Viana

Nesta semana, o Ônibus Paraibanos repercutiu o aporte bilionário de R$ 2 bilhões que o Grupo Itapemirim levantou para criar a sua companhia aérea. Ou melhor dizendo, recriar.

O sonho dos ares vem da época de Camilo Cola. E ele até que conseguiu. Entre 1991 e 2000, a Viação Itapemirim operou seis aviões cargueiros Boeing 727, que operavam rotas entre Florianópolis e Porto Alegre, na Região Sul, Rio e São Paulo no Sudeste, Fortaleza, Recife e Salvador no Nordeste, Brasília no Centro-Oeste e Belém e Manaus na Região Norte. Tinha na ocasião a maior frota cargueira da América do Sul.

WhatsApp Image 2020 02 15 at 00.04.31

A companhia encerrou suas atividades em 2000, quando teve a licença cassada pelo então DAC (atual ANAC). Àquela altura a empresa já havia vendido os seus seis aviões e a ITA – Itapemirim Transportes Aéreos – ficou na lembrança.

Em dezembro de 2019 o Ônibus Paraibanos esteve na garagem da Itapemirim em Fortaleza, que abriga também veículos da Satélite Norte e encontrou estes materiais da ITA, como escadas e lixeiras.

WhatsApp Image 2020 02 15 at 00.04.19

A nova ITA – vai utilizar este mesmo nome – pretende operar com 35 aviões Bombardier. E dessa vez com planos de integrar transporte de passageiros e cargas. A gestão atual da Itapemirim até tentou voltar aos céus comprando a Passaredo Linhas Aéreas em março de 2017, mas a compra foi cancelada em dezembro do mesmo ano.

WhatsApp Image 2020 02 15 at 00.04.10

Voltando ou não, ficam os registros de uma empresa que sempre sonhou em ganhar os ares com o mesmo êxito das estradas.