Durante Campanha Maio Amarelo, a ANTT realiza megaoperação de combate ao transporte pirata em Planaltina/GO

Foi apreendido também um ônibus pirata que havia partido de São Paulo e já havia desembarcado diversos passageiros no estado do Goiás.
Image

Por ANTT
Imagens / Vídeo Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) intensificou a fiscalização neste mês e realizou diversas ações no entorno do Distrito Federal com o objetivo de combater o transporte pirata de passageiros.

Na manhã de hoje (29/05), a ANTT e a Secretaria de Segurança Pública Municipal de Planaltina/GO realizaram uma megaoperação para combater o transporte pirata, conscientizar sobre os riscos de acidentes no trânsito e diminuir a disseminação do coronavírus.

A ANTT apreendeu 28 veículos realizando transporte pirata de passageiros para o DF, constando ainda diversas irregularidades relacionadas a segurança (pára-brisas trincados, pneus carecas, ausência de cintos, etc).

Foi apreendido também um ônibus pirata que havia partido de São Paulo e já havia desembarcado diversos passageiros no estado do Goiás e teria como destino final o município de Planaltina/GO.

As fiscalizações ocorreram dentro da CAMPANHA DO MAIO AMARELO, de conscientização da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O transporte pirata proporciona maior risco de acidentes, vez que os veículos costumam apresentar péssimo estado de conservação, ausência e defeitos em equipamentos de segurança, os motoristas não obedecem controles de jornada e dirigem em excesso de velocidade.

Além disso, os transportadores piratas não cumprem os mesmos protocolos sanitários, objetivando diminuir a disseminação do novo coronavírus, obedecidos pelos transportes regulares. Por isso, durante as abordagens verificam-se veículos lotados, motoristas e passageiros sem máscaras de proteção.

Em caso de dúvidas ou denúncias o usuário deve entrar em contato com a ANTT através do telefone 166 ou do endereço eletrônico www.antt.gov.br.