Apenas uma empresa participa de processo de licitação para transporte público de Poços de Caldas, MG

Comissão agora analisa questões de valor de tarifa e de operação propostas pela empresa. Se for declarada vencedora, empresa terá o direito de explorar o serviço pelos próximos 15 anos.
Image

Por G1
Imagem
Thiago Wenceslau de Souza

A abertura das propostas para assumir o transporte público de Poços de Caldas ocorreu nesta terça-feira (15). Apenas uma empresa apresentou proposta: a Auto Ônibus Floramar, de Belo Horizonte. Ela pertence ao mesmo grupo da atual concessionaria que atua na cidade: a Auto Ônibus Circullare.

A comissão instituída para verificar o processo agora analisa de maneira detalhada questões de valor de tarifa e de operação propostas pela empresa. Se for considerada vencedora da licitação, ela terá até quatro meses pra iniciar as operações e o direito de explorar o serviço pelos próximos 15 anos.

Abertura do envelope

A abertura do envelope foi realizada no Espaço Cultural da Urca pra evitar aglomeração. Primeiro a comissão analisou a documentação.

“Nós fizemos agora a análise da parte de documentação da empresa, considerada a ata do edital que estava em vigência na última versão”, explicou o presidente da comissão de licitação, Sérgio Carlos Pereira.

Depois foi a vez de analisar o valor da tarifa de ônibus. A comissão suspendeu o processo por dez dias para analisar como que a empresa chegou ao valor de R$ 4.

“Nós faremos agora uma análise mais detalhada desse segundo onde consta o valor da tarifa, de R$ 4, e projeções sobre fluxo de caixa, demanda de passageiros, valores de investimentos. Devido a complexidade desses valores, nós faremos uma análise mais detalhada, em dez dias, após faremos a divulgação de mais uma sessão pra comunicar a resultado dessa análise”, disse o presidente da comissão.

Histórico

Em marco deste ano, o processo já havia sido realizado e duas empresas apresentaram propostas. Logo em seguida, o Tribunal de Contas do Estado considerou irregular uma cláusula do processo.

Após recorrer e perder, a prefeitura encerrou o primeiro processo e publicou esse novo edital. Embora apenas uma empresa tenha apresentado proposta, outras duas ingressaram com ações na Justiça tentando barrar o processo.

“Sem ordem para que ele [processo] seja paralisado, então nós daremos continuidade aos trabalhos”

O representante da Auto Ônibus Floramar não quis dar entrevista.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.