Ônibus elétrico BYD começa a circular no campus da Unicamp

Uso do veículo integra projeto de pesquisa e desenvolvimento da CPFL Energia.
Image

Por Automotive Business
Imagem Divulgação

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) passou a contar com um ônibus 100% elétrico produzido pela BYD trafegando em seu campus desde a segunda semana de setembro. A adoção do veículo faz parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento da CPFL Energia, em parceria com a Unicamp, além das empresas Time Energy e Porakê.

O projeto ainda prevê a instalação de um eletroposto para reabastecer as baterias do ônibus, que vai operar na linha circular dentro do campus, seguindo o mesmo itinerário dos outros veículos que já trafegam no local.

Ter um meio de transporte com emissão zero, silencioso e mais confortável na Unicamp faz parte do projeto Campus Sustentável – financiado pela CPFL Energia por meio do programa de pesquisas e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – que visa avaliar os benefícios econômicos proporcionados por esse tipo de veículo, o desempenho de recarga no eletroposto e comparar o impacto ambiental com aquele provocado pelo ônibus a diesel.

O projeto já teve investimentos de R$ 3,4 milhões e colaborou com a formação de alunos de graduação, mestres e doutores da universidade. A previsão é de que ele seja finalizado em outubro do ano que vem – mas o ônibus seguirá em utilização após o término dos estudos. No total, a previsão é de que sejam investidos mais de R$ 6 milhões.

Marcello Von Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil, lembra a importância de investir em pesquisa e desenvolvimento para incentivar a introdução de novas tecnologias no País. “Quanto mais dados e informações científicas conseguirmos apurar numa pesquisa deste porte, maior será a contribuição para a popularização de frotas eletrificadas no País”, declarou.

A BYD Brasil foi a vencedora da licitação para fornecer os ônibus do primeiro corredor 100% elétrico do Brasil, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.