Arsal reforça fiscalização para garantir acessibilidade no transporte público

Os veículos que da região metropolitana que ainda não possuam acessibilidade terão até 180 dias, após notificação da Arsal, para se regularizarem.
Image

Por Arsal
Imagens Divulgação

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 28, quinze veículos que compõe o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros na categoria complementar que atendem a região metropolitana foram notificados e multados por não cumprirem com a legislação que trata sobre a acessibilidade no transporte. 

A partir desta segunda, os veículos cadastrados pela Agência Reguladora que forem abordados nas fiscalizações passarão por vistoria para conferir se o mesmo oferece elevador de acesso para cadeirantes e se está em funcionamento. 

Os agentes de apoio da Arsal também verificarão se os motoristas estão parando para usuários das carteirinhas do Idoso e Passe Livre. Os motoristas que não atendem a esses usuários serão enquadrados em penalidade gravíssima, multados em R$ 425,01 e suspensos de suas atividades por cinco dias. 

Os veículos que da região metropolitana que ainda não possuam acessibilidade terão até 180 dias, após notificação da Arsal, para se regularizarem.

elevador1

A fiscalização da Agência continuará atuando em todas as regiões de Alagoas coibindo o transporte clandestino e reforçando a efetivação da lei que garante acessibilidade para todos. 

Independente das ações pontuais, uma importante aliada do cidadão que se sinta desrespeitado em seus direitos é a Ouvidoria da Arsal, que pode ser acionada por meio de vários canais: o número de discagem gratuita (0800 284-0429), atendimento presencial (ambos funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) e on-line no www.arsal.al.gov.br, clicando no banner “Ouvidoria Alagoas”, em qualquer hora ou dia da semana, bem como pelo WhatsApp 82 98833-9430. 

Ronaldo Medeiros, diretor-presidente da Arsal, orienta que na hora desse contato quanto mais informações o usuário puder fornecer mais fácil será para o órgão identificar a empresa ou transportador denunciado, diminuindo o tempo de resposta à demanda. 

“Os portadores dessas carteirinhas precisam ser respeitados e nós, enquanto Agência Reguladora, temos que garantir o transporte a essa população, como qualquer outro usuário. Ao registrar uma reclamação sobre o motorista que não parou para você, por exemplo, é importante passar qual a linha, horário e local do ocorrido”, explicou o presidente. Vale ressaltar que a identidade de quem reclama será preservada.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.