JampaBus “entrega” fim das linhas 3507 e 5307; linhas substitutas aparecem no aplicativo

O fim das linhas 3507 e 5307 e retorno da linha 303 já era esperado. Mudança, que pode ser anunciada a qualquer momento, foi "entregue" no JampaBus.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Rodrigo Gomes

Quem acessou o JampaBus hoje percebeu a presença de duas linhas que não foram divulgadas ainda pela imprensa, mas que entregam o que já era óbvio de acontecer desde o fim das linhas 3510/5310. Trata-se da redefinição das linhas de Mangabeira por Dentro e Cidade Verde nos trechos atendidos pelas linhas 3507 e 5307, da Reunidas.

Como se sabe, desde a retomada do sistema, as linhas 3507 e 5307 passaram a atender Mangabeira por Dentro no sentido Pedro II em substituição ao 303. Já haviam queixas nesse sentido pelos moradores de Mangabeira por Dentro da ausência da linha.

E pelo que se vê no JampaBus, a volta do 303 parece próxima. A linha já aparece no aplicativo, com itinerário sem alterações, mas sem exibir previsões. Isso não quer dizer que não possa ser estendido; o 304 reapareceu no aplicativo ainda exibindo o itinerário de quando era Castelo Branco, só depois atualizado para a versão estendida até os Bancários.

E na Epitácio?

O que o aplicativo entrega é a substituição da 5307 pela linha 530, como o print abaixo exibe. É a mesma linha do Cidade Verde, só que sem passar na Pedro II, e sim por Mangabeira VII, na mesma lógica de trajeto do 5307 no sentido Terminal-Epitácio. O terminal não é o mesmo das demais linhas do Cidade Verde.

A intenção é clara de evitar sobreposição, uma vez que quem realiza o itinerário do Cidade Verde pela Pedro II é a linha 302, e há facilidade de Integração Temporal sendo uma linha radial. A linha 517 tem o terminal no Cidade Verde, mas trafega em toda a extensão da Josefa Taveira.

Segue a racionalização

IMG 8086

O que os prints entregam é a extinção de mais uma circular de bairro, substituída por duas radiais, possibilitando a integração com as demais linhas, eliminando sobreposições e criando linhas objetivas e não muito extensas.

Leia: É o fim das circulares de bairro?

A Semob ainda não confirmou quando essas mudanças irão acontecer. Acontecendo, as últimas circulares de bairro de João Pessoa vão sendo as linhas 1519 e 5120, do Valentina. Essas linhas também podem ser substituídas, visto que são sobrepostas as circulares, e uma redefinição pode amenizar as já clássicas queixas sobre o atendimento e a cobertura das linhas do Valentina.