Um Cobrasma que passou pela Vipu

Esse veio de longe para rodar no Rio de Janeiro.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Alex de Souza
/ Divulgação / Alexandro da Silva Castro

A VIPU – Viação Ipu nasceu em 1988 de uma cisão da Expresso Ipú Brasilia operando linhas interestaduais entre o seu estado de origem, o Ceará e a capital federal, Brasília. Posteriormente, a empresa passou a operar em outros estados como Piaui, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nos seus primeiros anos, a empresa cearense padronizou a sua frota com veículos com carrocerias fabricadas pelas encarroçadoras Cobrasma e Marcopolo montadas sobre chassis da montadora Scania, inicialmente com os modelos S112CL e K112TL.

VIPU COBRASMA

Em 1998 a VIPU foi adquirida pela Expresso Guanabara e a maioria das suas linhas passaram a ser operadas pela empresa cearense, apenas as rotas que atendiam as cidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que passaram a ser operadas por parceria com a Viação Andorinha.

Um desses Cobrasma, do modelo CX201 montado sobre o chassi Scania S112CL e fabricado em 1989, que fizeram parte da frota da VIPU, foi parar no Rio de Janeiro, mais precisamente na frota da pequena e extinta empresa de turismo Balli Tour, aonde ostentava o prefixo 217. A foto dele na Balli que ilustra a matéria, foi feita em 2003 durante a Fetransrio.

Balli Tour 217 Cobrasma CX 201

Após a Balli Tour, o Cobrasma passou ainda por outras duas empresas de turismo fluminenses, a Colocen e Rodocem.

Rodocem Alexandro da Silva Castro

Segundo o Sinesp, atualmente ele está emplacado na cidade paranaense de Guarapuava.