Por Ônibus Paraibanos
Imagens Acervo Ônibus Paraibanos
Em 1967, 14 anos após a sua fundação, a Viação Itapemirim cria a sua primeira rota a região nordeste do país, a Rio de Janeiro X Salvador. Nessa época, o fluxo migratório de pessoas que moravam em estados da região para o Rio de Janeiro e São Paulo, era tão que fez com que a empresa capixaba, olhasse com outros olhos a expansão dos seus serviços para o nordeste do país.
Nos anos 70, iniciou-se uma franca expansão da Itapemirim para o nordeste com linhas para Recife e Fortaleza a partir do Rio de Janeiro em 1970 e 1973, respectivamente e Fortaleza e Teresina a partir de São Paulo nos anos de 1973 e 1975, respectivamente.
Mas no começo da década, mais precisamente em 1970, surigiriam as primeiras linhas da Itapemirim tendo como ponto de destino ou origem, a Paraíba. As duas primeiras linhas paraibanas da Itapemirim foram a Campina Grande X São Paulo e a João Pessoa X Rio de Janeiro, ambas inauguradas há exatos 50 anos.
A expansão de empresas como São Geraldo, Gontijo e a própria Itapemirim deu-se com a aquisição de linhas de pequenas empresas, que ficaram restritas as suas regiões ou na aquisição da totalidade de empresas que operavam os trechos entre o nordeste e o sudeste.
A origem das linhas da Itapemirim na Paraíba foram nas seguintes empresas:
- Guarabira x Rio de Janeiro e Guarabira X São Paulo – Expresso Paraibano
- João Pessoa x Rio de Janeiro e João Pessoa x São Paulo – Empresa Viação Bonfim
- Patos x Rio de Janeiro – Viação Brasília
- Campina Grande x Rio de Janeiro e Campina Grande X São Paulo – Viação Planalto de Campina Grande
- Itabaiana x Rio de Janeiro – Expresso Cometa (a confirmar)
Em 1979, a Itapemirim adquire junto a Empresa Viação Bonfim, a linha Guarabira x Recife.
O quadro atual de linhas da Itapemirim na Paraíba é o seguinte:
- Alagoa Grande x Rio de Janeiro;
- Patos x Rio de Janeiro;
- Campina Grande x Rio de Janeiro;
- Campina Grande x São Paulo;
- Guarabira x Rio de Janeiro;
- Guarabira x São Paulo;
- João Pessoa x Rio de Janeiro (atendida pela Guarabira x Rio de Janeiro);
- João Pessoa x São Paulo (atendida pela Guarabira x São Paulo);
Hoje, a Itapemirim é a principal empresa do eixo Paraíba X Sudeste, apesar da forte presença da Gontijo no trecho. A tradição de 50 anos de operações no estado, faz com que a empresa seja a preferida dos paraibanos quando pensam em viajar para os destinos atendidos pela “Mirim”.