Sim, a Normandy teve Volvo

Veículos operavam linhas intermunicipais da empresa fluminense.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Alex de Souza
/ Victor Almeida Ferreira

As empresas que compõe pelo Grupo Guanabara são conhecidas por terem suas frotas compostas em sua totalidade por veículos com motorização Mercedes-Benz, até porque o grupo possui pelo menos duas concessionárias da montadora alemã.

Mas ver veículos chassis de outras montadoras como Volvo e Scania em empresas do Grupo Guanabara não é tão incomum. Empresas como Matias, Guanabara e Util tiveram veículos com chassi Scania. Inclusive a própria Util adquiriu 2 Campione DD com chassi Scania K360 em 2015.

Quando o Grupo Guanabara adquiriu a Util em 2003, alguns carros de sua frota foram aproveitados em outras empresas do grupo e isso foi feito com vários Marcopolo Viaggio GV 1000 com chassi Volvo B10M fabricados em 1997 que foram parar na frota da Viação Normandy do Triângulo que no Rio de Janeiro, atua no transporte intermunicipal, no municipal da capital fluminense e no passado no municipal de Paracambi.

Na Normandy, o veículo que ilustra a foto, o RJ 155.027, operou em linhas como a Paracambi X Nova Iguaçu e Paracambi X Central, assim como os demais que rodaram na empresa.

Util 8706

O RJ 155.027 em especial, foi o 8706 da Util e um dos últimos veículos com motorização central da Volvo a serem adquiridos pela empresa mineira. Após a Normandy, seu último registro, segundo o site Ônibus Brasil, foi na Viação Cidade de Ibiúna, aonde rodava a serviço da prefeitura da cidade.