Unitrans realiza ação para chamar atenção de seus colaboradores sobre a importância do Novembro Azul

A ação que está inserida no movimento Novembro Azul foi feita de forma lúdica, em todos os setores, utilizando uma roleta que era girada e de acordo com a posição que parava ela apontava o brinde a ...
Image

Por News Comunicação
Imagens Rodrigo Gomes / Divulgação

Com cerca de 80% de seu quadro funcional formado por profissionais homens, a empresa de ônibus Unitrans realizou, na última sexta-feira (13), uma ação para conscientizar seus motoristas, mecânicos, cobradores, porteiros, vigilantes, coordenadores, gerentes, funileiros, fiscais, serviços gerais e todos os colaboradores a respeito dos cuidados preventivos que podem identificar precocemente o câncer de próstata, uma importante causa de morte entre os homens. A ação que está inserida no movimento Novembro Azul foi feita de forma lúdica, em todos os setores, utilizando uma roleta que era girada e de acordo com a posição que parava ela apontava o brinde a ser ganho pelo colaborador ou mensagens sobre prevenção. A mesma ação se repetirá nesta terça-feira (17), na garagem da empresa Santa Maria, que a exemplo da Unitrans, integra o Grupo A. Cândido.

  • A acao foi realizada com colaboradores de todos os setores da empresa
  • A roleta foi a forma ludica de debater um tema tao
  • Colaborador com seu brinde
  • O boneco Candinho tambem integrou a atividade

A psicóloga da empresa, Socorro Aragão, que junto ao pessoal do setor de Recursos Humanos, desenvolveu e coordenou a ação, reforça que a iniciativa teve o objetivo de inserir a Unitrans nas ações do Novembro Azul, alertando seus profissionais para a importância da prevenção. “O câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente. A nossa ação buscou quebrar um pouco desse preconceito, abordando o tema de forma lúdica, através do jogo da roleta”, disse ela, lembrando que a receptividade à ação foi muito boa. “Todos se divertiram bastante e ainda ganharam brindes”, disse Socorro.

  • O pessoal da portaria tambem participou
  • Socorro Aragao com um dos colaboradores
  • Socorro Aragao e colaboradores que participaram da acao
  • Um dos colaboradores que participou da acao

Para a diretora da Unitrans, Lorena Dantas, a exemplo da campanha do Outubro Rosa, o Novembro Azul também é fundamental para chamar atenção da importância da prevenção. “Tanto o câncer que acomete as mulheres, quanto o câncer de próstata, quando são descobertos no início da manifestação da doença, as chances de cura são muito altas. Por isso é fundamental a prevenção, com a realização dos exames, que no caso dos homens, é o toque retal, a partir dos 40 anos”, reitera Lorena.

Sobre o Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento que objetiva alertar a população, especialmente, a masculina sobre o câncer de próstata. Esse movimento internacional, comemorado inicialmente na Austrália, desde 2003, volta-se para a conscientização do público masculino a respeito deste tipo de câncer de próstata, que é uma importante causa de morte entre os homens. O mês de novembro foi o escolhido, pois o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Durante todo o mês, ações são realizadas com o objetivo de alertar sobre a doença. A expectativa é que as campanhas anuais de conscientização sobre a doença incentivem os homens a procurarem o médico regularmente e ampliem o conhecimento da população sobre essa neoplasia.