Os Amélias que ainda estão em operação em Guarabira

Apesar da idade, veículos seguem atuando no transporte de passageiros na região de Guarabira e municípios circunvizinhos.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens JC Barboza / Rodrigo Gomes


Completando 40 anos em 2020, o Amélia foi um dos maiores sucessos da encarroçadora Caio no segmento urbano. Poucas foram as empresas de sua época que não o tiveram, levando a ser um dos modelos mais vendidos no seu nicho de mercado no período em que foi fabricado, entre 1980 e 1988.

O Amélia substituiu o Gabriela, outro grande sucesso da Caio, e foi a primeira carroceria a ser fabricada na planta da encarroçadora na cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, inaugurada em 1982.

Mesmo 40 anos depois, é possível ver em cidades do interior do país, várias unidades do Amélia em operação seja fazendo transporte de estudantes, de rurais e até mesmo transporte intermunicipal de passageiros como vimos recentemente no município paraibano de Guarabira.

Na manhã de um sábado, enquanto estávamos na cidade do brejo paraibano, fotografamos três Amélias em operação. Um deles fazendo transporte intermunicipal para o sítio Estacada no município de Curral de Cima, um outro que faz para o sítio Paudalho no município de Araçagi e um terceiro que faz tranporte para o sítio Tananduba na zona rural de Guarabira.

O Amélia que faz a linha para o sítio Estacada pertence a empresa Trans Leite que opera no turismo contínuo e eventual, além do transporte escolar e tem sede na cidade de Araçagi. Ele possui o chassi OF-1113 da Mercedes-Benz e foi fabricado em 1982.

IMG 8532

Já o Amélia escolar, o mais novo de todos e que vai para o sitío Paudalho em Araçagi, segundo o Detran-PB, foi fabricado em 1986 e o seu chassi é o OF-1313 da Mercedes-Benz.

IMG 6570

E por último, o que faz a linha para o sítio Tananduba, possui também o chassi Mercedes-Benz OF-1313 e sua fabricação é do ano de 1983. A pintura utilizada nele lembra muito a utilizada no passado pela empresa fluminense Rio Ita, mas não se sabe se já pertenceu a ela anteriormente.

IMG 8535


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.