Novos ônibus Comil na frota da Viação Santana Iapó

Completando 38 anos em 2021, empresa paranaense renova a frota trazendo mais unidades do Versatile Gold da Comil.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Comil Ônibus

A Viação Santana Iapó, com sede no município paranaense de Ponta Grossa, dando continuidade a sua constante renovação de frota, adquiriu cinco carrocerias da encarroçadora gaúcha Comil, do modelo Versatile Gold.

Iapo

Montados sobre o chassi Iveco, os novos ônibus da Iapó contam com 48 poltronas executivas com tomadas USB para recarga de aparelhos eletrônicos, sistema de ar condicionado com saídas individuais, itinerário eletrônico, porta-pacotes, cintos de segurança, porta-copos, cortinas e luzes de leitura direcionais.

Iapo 3

Além disso, a frota de ônibus adquirida pela Iapó é 100% inclusiva, contando com poltrona elevatória em uma porta exclusiva, localizada na parte central do veículo, que possibilita a acomodação de pessoa portadora de deficiência.

Sobre a empresa

A história da Viação Iapó começou em 1946, em Castro, com Emídio dos Santos, que fazia lotações para Ponta Grossa em seu Jeep. 

Pouco tempo depois e com o aumento da demanda, a Expresso Iapó, como foi denominada a empresa, passou a utilizar o ‘carro de praça’ para este trajeto. Na década de 50, já trabalhando com um micro-ônibus e em fase de crescimento, a empresa passou a ser reconhecida pela qualidade do seu serviço e conseguiu a concessão de quatro horários seccionados.

Em 1983, a empresa foi adquirida pelo grupo Fadel e a padroeira de Ponta Grossa e Castro, Nossa Senhora Santana, começou a fazer parte do nome da empresa, que passou a se chamar Viação Santana Iapó Ltda.

A Viação Iapó enfrentou grandes desafios durante a sua trajetória. Para sobreviver e se diferenciar no mercado, a empresa buscou uma alternativa e, diferente das companhias de transporte que priorizavam concessões de linhas rodoviárias, passou a olhar para as indústrias da cidade, que buscavam um transporte para seus trabalhadores. Em 1989, a Viação Santana Iapó passou a fazer o transporte dos funcionários da Inpacel, em Arapoti. Algum tempo depois, as empresas de Ponta Grossa e região passaram a se interessar também por esse tipo de serviço.

A determinação, aliada a oportunidade, contribuiu para o desenvolvimento e a consolidação da Viação Santana Iapó. O ano de 1994 foi marcado pela inovação dentro da empresa. A frota foi modernizada, novas demandas foram surgindo e um novo cenário nasceu dentro da empresa, o Turismo de Negócios, Lazer e Religioso.

Hoje, a Viação Santana Iapó gera 375 empregos diretos. Possui 244 carros, atendendo aos segmentos corporativo, transporte coletivo metropolitano e escolar, transportando com segurança, várias vidas diariamente.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.