Itapemirim divulga as nove rotas que ligarão 42 cidades ao aeroporto de Confins

Reunião nesta quarta na Cidade Administrativa apresentou as rotas e comunicou aos prefeitos e representantes de municípios e associações a estreia de voo da nova companhia aérea Itapemirim.
Image

Por O Tempo
Imagens
Rodrigo Gomes / Divulgação

Nove linhas de ônibus devem ligar 42 cidades mineiras ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Em uma reunião presencial e virtual nesta quarta-feira com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o presidente da Associação das Cidades Históricas, Wirley Rodrigues Reis, o Têko, e representantes de cidades mineiras, o vice-presidente do Grupo Itapemirim, Adilson Furlan, anunciou a estreia do voo da Itapemirim Transportes Aéreos e apresentou as rotas a serem conectadas ao terminal em Confins.

Na primeira fase serão nove rotas ligando o aeroporto às cidades de Araxá, Barbacena, Capitólio, Diamantina, Governador Valadares, Montes Claros, São João del Rei, Ubá e Varginha. Numa segunda fase também estariam programadas conexões a Brumadinho, Divinópolis e à região do Barreiro, em Belo Horizonte. Essas cidades seriam interligadas por bilhete único integrado, com bagagens trasladadas direto dos aviões para os ônibus. Para isso, os horários de saídas do terminal em Confins seriam sincronizado com o dos ônibus.

Entre as cidades beneficiadas nos trajetos estão Augusto de Lima, Bocaiúva, Bom Despacho, Cardeal Mota, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Cordisburgo, Corinto, Coronel Fabriciano, Curvelo, Divinópolis, Formiga, Ibirité, Igarapé, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itaúna, Juatuba, Lavras, Luz, Mariana, Nova Era, Nova Serrana, Oliveira, Ouro Preto, Pará de Minas, Piumhi, Ponte Nova, Sarzedo, Timóteo, Tiradentes, três Corações e Viçosa.

Representantes do Grupo Itapemirim devem visitar as cidades para conhecer a logística dos municípios para recepcionar os turistas. Segundo Wirley  Rodrigues Reis, o Têko, prefeito de Itapecerica e presidente da Associação das Cidades Históricas, cerca de 12 cidades do circuito devem ser beneficiadas com as rotas. “Mas não serão apenas cidades históricas, mas vários municípios de Minas Gerais que têm algum potencial turístico”, afirma.

Para o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o governo de Minas tem feito um planejamento compartilhado da retomada do turismo e de seu crescimento, unindo prefeituras, trade, conselho e associações. Na pauta, acrescenta Oliveira, está a mobilidade e conexão dos destinos com o aeroporto em Confins, unindo os modais aéreo e rodoviário para atração de turistas, mirando na segunda fase do projeto Minas para o Brasil. 

ITA A320 logo

Sobre a união dos modais aéreo e rodoviário em Confins, a assessoria de imprensa da concessionária BH Airport disse que não vai falar do assunto agora, porque existe uma negociação em curso e nada de concreto foi fechado.