Por Prefeitura Municipal de Claudio
Imagens Divulgação
A cidade mineira de Cláudio, distante cerca de 140 km de Belo Horizonte, conhecida como Cidade Carinho, adota o sistema de transporte coletivo de graça, para todos. Sem tarifa e sem necessidade de cadastro ou carteirinha.
Na tarde desta segunda-feira, 22/03, o Prefeito Reginaldo Freitas, juntamente de seu vice Geraldinho do Inácio, anunciou que o transporte público no Município será gratuito a partir desta terça-feira, 23/03, inclusive para as comunidades rurais já atendidas pelo serviço.
A empresa que gerenciava o transporte coletivo em Cláudio, está deixando o município. Diante disso, a Administração Municipal realizou um estudo de custos e definiu que o fornecimento do serviço de transporte, ficará a cargo da prefeitura, no mínimo pelos próximos 6 (seis) meses como medida emergencial. Mas a intenção é garantir a integralidade do projeto durante toda a gestão.
Essa ação garante que o dinheiro da população, pago em impostos, retorne à ela na condição de serviços. Além da redução de gastos para os claudienses, o projeto Tarifa Zero também vai contribuir com a economia da cidade.
O dinheiro gasto pelo cidadão em transporte público será utilizado agora para compras no comércio local, o que faz com que o dinheiro circule dentro da própria cidade. O serviço permanecerá com a mesma quantidade de carros e rota de circulação e horários . A nova frota possui poltronas mais confortáveis, é acessível para PCD’s (pessoas com deficiência) Além disso, a implementação de internet Wi-fi gratuita dentro do transporte, já está sendo analisada.
A adesão à esse projeto é realizado por pouquíssimas cidades no mundo inteiro, e em Minas Gerais, Cláudio está sendo a 4ª cidade a implementar.