Licitação para o transporte coletivo de Vitória da Conquista está suspensa

O edital para o transporte público da cidade, desde que foi divulgado em março deste ano, gerou polêmica e discussões na cidade.
Image

Por Blog do Sena
Imagem Ícaro Chagas

A licitação para o transporte público de Vitória da Conquista está suspensa por tempo indeterminado. O Edital de Licitação 002/2021, visava contratar empresas para operar o sistema de transporte coletivo urbano.

A informação foi publicada no Diário Oficial do município na noite desta segunda-feira (3). O prazo para entrega das propostas da empesas encerrava hoje, de acordo com o edital. E no dia 4 de maio seria realizada a licitação, marcada para ocorrer às 9h da manhã. No entanto, o edital foi suspenso por ter recebido impugnações.

“Em razão de recebido impugnações e, havendo a necessidade de retificação  ao  edital  para  atendimento  às  mesmas  conforme  manifestado  pela Secretaria  Municipal  de  Mobilidade  Urbana  por  meio  da  Comunicação  Interna  nº117/2021  –  CTP,  torna  público  a  SUSPENSÃO  da  disputa  da  presente  licitação marcada para ocorrer em 04 de maio de 2021 às 09:00 horas, horário de Brasília”, informou a SEMOB no Diário Oficial.

Ainda de acordo com a SEMOB, “o novo edital retificado deverá ser publicado conforme legislação vigente”, no entanto, uma data não foi definida.

O edital para o transporte público da cidade, desde que foi divulgado em março deste ano, gerou polêmica e discussões na cidade. O motivo principal diz respeito ao fato de alguns bairros da cidade e o distrito do Pradoso terem as linhas excluídas do edital e não seriam mais atendidas pelas empresas de ônibus. Ao todo, ficariam de fora da concorrência , linhas de ônibus de oito bairros e do distrito do Pradoso, sentido Centro. São elas : R03 – PRADOSO / CENTRO; R04 – SANTA MARTA / CENTRO;  R11 – CONVEIMA / CENTRO RODOVIÁRIA; R13 – GUARANI / CENTRO; R17 – LAGOA DAS FLORES / CENTRO; R24 – CRUZEIRO / CENTRO; R27 – CAMPO VERDE / CENTRO; R62 – ALTO MARON / CENTRO e R65 – AEROPORTO / CENTRO.

Na época, a SEMOB chegou a informar que uma média de 80 vans e micro-ônibus atenderiam os moradores que fazem uso dessas linhas. A prefeitura chegou a lançar uma consulta pública para saber a opinião da população sobre a Licitação de Transporte Complementar. No entanto, ainda não foi divulgado informações a respeito do resultado da consulta pública.

A justifica da prefeitura para a contratação de vans por meio de um edital complementar, para as oito linhas, foi classificando essas áreas como adensamentos populacionais. No entanto, a notícia não agradou a população destas localidades.

Veja a publicação do Diário Oficial de Vitória da Conquista:

Sem titulo


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.